MANAUS

Prefeitura de Manaus inicia Seminários Distritais de Formação de Conselheiros Escolares da Semed

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira, 19/7, a abertura dos Seminários Distritais de Formação de Conselheiros Escolares, que ocorrerão até o dia 29 deste mês. Esta primeira formação, das sete programadas, ocorreu de modo virtual pelo canal Semed Educação Manaus, no YouTube, com o tema “Educação no contexto da pandemia e do ensino remoto e híbrido”.

O encontro iniciou pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, mas as sete divisões da Semed participarão das formações. O seminário possui caráter pedagógico, para fortalecer a ação dos conselheiros. Participaram do evento os membros dos conselhos escolares, assessores e gerentes pedagógicos, além de agentes administrativos.

“O impacto esperado com essa iniciativa é que isso sirva para transformar e melhorar a prática do conselheiro na escola, abordando diálogos e reflexões para subsidiar essa ação. Desde 2018, quando realizamos seminários como esse, buscamos trazer temáticas de importância para o cotidiano da escola”, explicou o assessor da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), professor Luiz Carlos Albuquerque.

A palestrante do evento, a professora Mara Cybele Monteiro, tratou sobre “Neuroplasticidade Cerebral”, sendo este um conteúdo dentro da neurociência, que abrange o poder do cérebro de se autoadaptar e explanou a relação desse conteúdo com os conselhos escolares.

“Dentro das escolas estamos sempre passando por processos de adaptação. Nós, da equipe de cada unidade escolar, precisamos entender que esse processo é para todos, o professor, gestor, aluno e pais, ou seja, quando colocamos a neurociência na escola, conseguimos realizar mudanças mais leves, valorosas e consistentes”, informou.

Experiências

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olavo Bilac e a escola municipal Waldir Garcia, representados pelas gestoras Ellen Cristina Almeida e Lúcia Cristina Cortez, respectivamente, foram selecionados pela DDZ Sul para compartilhar os relatos das experiências de ensino e aprendizagem durante o período de pandemia do novo coronavírus.

“O maior objetivo desse processo pandêmico foi deixar a equipe fortalecida, para darmos o suporte para as famílias das nossas crianças, então trabalhamos o planejamento coletivo e a entrega das atividades escolares em pontos estratégicos da comunidade. Todo esse processo foi de suma importância, para que tanto a família quanto a escola unissem forças para vencer esse contexto de pandemia”, destacou a professora Ellen Cristina, diretora do Cmei Olavo Bilac.

Conceito

O Conselho Escolar é um órgão deliberativo e colegiado de representação de vários segmentos da comunidade escolar, composto por pais, alunos, professores, corpo administrativo e comunitários, que se reúnem periodicamente para discutir os caminhos da escola. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *