MANAUS

Prefeitura de Manaus realiza oficina ambiental no Parque das Tribos

Prefeitura de Manaus realizou, de 26 a 30/7, a “Oficina de Reaproveitamento de Resíduos Sólidos”, na comunidade Parque das Tribos, bairro Tarumã, zona Oeste da cidade. As ações fazem parte do “Semmas Mais”, realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). 

Além de estimular a coleta seletiva e o reaproveitamento de resíduos para a confecção de bolsas a partir da matéria-prima de caixa de leite, as oficinas também contribuem para a geração de renda dos participantes, já que eles podem comercializar os produtos que aprenderam a confeccionar.

De acordo o titular da Semmas, Antônio Ademir Stroski, o órgão ambiental deu início às suas oficinas na comunidade Parque das Tribos, por existir um índice de descarte irregular de resíduos sólidos nas proximidades.

“A Semmas terá uma agenda anual com diversas oficinas para trabalhar com a comunidade Parque das Tribos, conforme determinação do prefeito David Almeida. E são os próprios comunitários que vão atrás desses materiais para as ações serem realizadas”, disse.

Segundo Antônio Stroski, as oficinas também vão se expandir para outras comunidades, a fim de ajudar na preservação do meio ambiente.

SemmasMais

A “Semmas Mais” tem o objetivo de ampliar o acesso aos conteúdos das oficinas e formações ambientais. Essas ações começaram de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19, e, agora, com o avanço da vacinação em Manaus, aos poucos estão sendo realizadas presencialmente nas comunidades.

Resíduos

Outra ação ambiental já está programada para acontecer no Parque das Tribos no mês de agosto.  Dessa vez será educativa, de retirada de resíduos sólidos e perigosos na área da comunidade, além de promover a conscientização dos comunitários sobre o tempo de decomposição desses materiais na natureza, segundo informou o chefe da Divisão de Educação Ambiental (Diea) da Semmas, Raimundo Araújo.

“Essa é uma ação feita com a comunidade. Uma sensibilização sobre o descarte. Vamos recolher garrafas, caixas, alguns materiais que dão para reutilizar. Muitos deles serão lavados, higienizados e faremos o reaproveitamento desses materiais, confeccionando alguma arte nesse sentido. E futuramente a Semmas realizará uma oficina de decupagem de garrafa de vidro”, informou Raimundo Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *