AMAZONAS

Detentos do Ipat recebem certificado de conclusão do Curso de Barbeiro

Vinte reeducandos participaram do curso profissionalizante

Internos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no quilômetro 8 da BR-174 (Manaus – Boa Vista), receberam, nesta quarta-feira (29/09), o certificado de conclusão do Curso de Barbeiro, realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa cogestora RH Multi. A capacitação faz parte do programa Trabalhando a Liberdade, que tem como objetivo a ressocialização e profissionalização dos reeducandos. 

A cerimônia de certificação foi no auditório da unidade, com a participação dos 20 formandos, certificados e habilitados para atuar como barbeiros profissionais. Estiveram na solenidade o diretor do Ipat, tenente Tales Renan Silva; o representante da Coordenadoria do Sistema Penitenciário, Lucas Maceda; a responsável pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Seap, Keyla Prado, e a gerente da RH Multi, Sheryde Karoline.

O Curso de Barbeiro, com carga horária de 60 horas, foi ministrado pelo instrutor Tiago Silva de Abreu, que destacou o interesse, empenho e a dedicação de todos os alunos ao longo da realização das aulas.

As aulas, divididas em teóricas e práticas, aconteceram de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. O conteúdo programático foi sobre cortes de cabelo masculino, manutenção do equipamento de corte e aulas práticas de corte militar e corte degradê. Para colocar em prática os ensinamentos adquiridos durante o curso, os internos realizaram o corte de cabelo dos demais colegas. 

“É sempre gratificante certificar os reeducandos em uma capacitação profissional. Com esses conhecimentos eles podem obter uma fonte de renda honesta lá fora, e também uma ocupação aqui dentro, afinal estamos sempre utilizando a mão de obra carcerária”, comentou o secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *