MANAUS

Provas de corrida e caminhada marcam o encerramento dos Jogos de Integração dos Servidores da Semed

Com a participação de 1,2 mil servidores, sendo 325 na corrida e 901 na caminhada, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o encerramento os Jogos de Integração dos Servidores (JISS), na manhã deste domingo, 5/12, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste da cidade. Mesmo sob forte calor, os participantes completaram com muita alegria os 5 quilômetros de corrida e os 3 quilômetros de caminhada. Ao final das provas, todos receberam medalhas e os três primeiros colocados foram premiados, ainda, com troféus.

O objetivo da programação foi oportunizar a socialização, a integração e estimular a prática esportiva entre os 16 mil servidores da secretaria por meio de modalidades esportivas coletivas e individuais. O evento vai adotar todos os protocolos de segurança de combate e prevenção à Covid-19. A premiação geral dos jogos será realizada na quinta-feira, 9/12, às 19h, no hall da Semed.

O prefeito de Manaus, David Almeida, amante do esporte, deu a largada para as duas provas. Depois que percorreu o percurso da corrida, ele afirmou que é fundamental a prática esportiva aos educadores, em razão de uma vida saudável. 

“Uma festa hoje encerrando os jogos dos servidores da Semed, aqui na Ponta Negra, com essa caminhada e essa corrida, em que fecha o ano de atividades da educação física. Isso traz muitos ganhos para os professores, na questão da saúde, saindo do sedentarismo. Isso é muito importante para a integração de todos, dentro do contexto educacional. Parabéns a todos da Semed”, declarou. 

Para o subsecretário de gestão educacional, Carlos Guedelha, o encerramento dos jogos representa uma confraternização entre todos os educadores, mas, principalmente, é sinônimo de vida e superação das dificuldades e a pandemia da Covid-19 ainda presente.

“A integração é muito importante para nós, porque significa trazer todos para dentro do conjunto e não deixar ninguém de fora. Como estamos vivendo um momento ainda de pandemia, infelizmente, o pós-pandemia ainda é um sonho, mas realizar eventos como esse é muito bom, porque movimento as pessoas e eleva a autoestima. Nós estamos aqui celebrando a vida, a partir da corrida e da caminhada, encerrando esses jogos que envolveram várias modalidades e categorias. É um momento de celebração da vida, em plena pandemia e que nós devemos tudo ao prefeito David Almeida, que é um esportista”, completou. 

Vencedor da prova em 2019, o professor de história Thiago Silva da Costa, vencedor na categoria adulto masculino da corrida, já pratica a modalidade há cinco anos. De volta do pódio, o educador ficou feliz pelo resultado, mas principalmente pela realização dos jogos como um todo.

“Acredito que os jogos são de fundamental importância, porque ajuda a gente a rever os amigos. Para nós estar aqui correndo, tem toda uma preparação, isso também acaba trazendo saúde para todos nós. Com certeza, é uma honra ter participado da corrida e mais ainda poder ganhar novamente. Agora sou bicampeão, graças a Deus consegui mais um título”, comemorou.  

Parcerias
Os jogos foram realizados em parceria com a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), Universidade Paulista (Unip), a subsecretaria de Esportes Municipal, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Os jogos envolveram os servidores como estatutários, temporários, e comissionados, sendo permitido também a participação de dois colaboradores terceirizados ou estagiários, bem como, das unidades de ensino, divisões distritais e outros órgãos da secretaria, no período de 26 de outubro a 5 de dezembro.

Modalidades
As disputas foram realizadas em 11 modalidades, tendo como as individuais como badminton, dominó, natação, tênis de mesa, xadrez, corrida pedestre e caminhada (individuais). As coletivas acontecerão no basquetebol 3×3, futebol society, futsal, queimada e vôlei de praia 4×4. As competições aconteceram nos naipes masculino e feminino, nas categorias adulto até 39 anos e máster, a partir dos 40 anos. As competições foram realizadas nas escolas da Semed, Campo do Osvaldo Frota, Campo da Unip, Clube Municipal e Centros Esportivos de Lazer (CEL) da prefeitura. Os jogos ocorreram no turno noturno e nos finais de semana.

Premiação
Os servidores classificados em 1º, 2º e 3º lugares, receberam medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Já nas modalidades coletivas, os vencedores em 1º, 2º e 3º lugares, receberão troféus da coordenação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *