AMAZONASESPORTE

Campeonato Absoluto e Feminino de Xadrez realizado pela Federação Amazonense, segue neste fim de semana

A Federação Amazonense de Xadrez (FAX) está realizando nos dias 04, 05, 11 e 12 de dezembro, às 10h, o Campeonato Amazonense Absoluto e Feminino de Xadrez, no Taj Mahal Hotel, Avenida Getúlio Vargas.

O Campeonato AM ABS e FEM de Xadrez são os principais e mais fortes do Estado, onde são declarados o Campeão e Campeã Estadual.

A Federação Amazonense de Xadrez (FAX), foi fundada em 31 de março de 1968, pelo Português Alexandre Gonçalves que participou da Olimpíada Mundial de Xadrez e foi o pioneiro pelo ensino e prática do Xadrez no Estado.

O Vice-Presidente da FAX, Paulo Lima, falou sobre os resultados do primeiro fim de semana. “Tivemos duas surpresas na primeira rodada na mesa 1 e 2, onde o Candidato à Mestre Victor Oliveira (Campeão Amazonense ABS em 2018), foi derrotado pelo jovem Eduardo Mesquita de 16 anos. E na mesa 2 onde o Mestre Fide da Federação Internacional de Xadrez (8 vezes Campeão Amazonense Absoluto), foi derrotado pelo jovem Ivan Azevedo de Vasconcelos de 13 anos”, explicou Paulo.

“O Campeonato Amazonense Absoluto ainda não tem o Campeão definido estando 4 jogadores com 3,5 pontos em 4 rodadas e 7 jogadores com 3 pontos, sendo no total 11 jogadores lutando pelo título”, concluiu.

Neste final de semana nos dias 11 e 12 o evento continuará com o Campeonato Feminino de Xadrez.

A grande novidade no Feminino será a nova Campeã Amazonense, pois a atual (Alynne Robeiro) não está participando do evento. Vitória Aparecida foi Vice-Campeã Brasileira Escolar em Natal, Rio Grande do Norte em 2019.

“Vitória Aparecida está invicta com 4 pontos em 4 rodadas, podendo ser a nova Campeã Estadual, porém ainda faltam três rodadas e tudo pode acontecer nessa final do Amazonense”, afirmou o Paulo Lima.

Prêmio

Serão distribuídos R$800,00 entre os 3 primeiros lugares, além de troféus para os 3 melhores colocados.

Serviço: Campeonato Amazonense Absoluto de Xadrez

Data: 04, 05, 11 e 12 de dezembro

Horário: 10h (horário de Manaus)

Local: Taj Mahal Hotel/ Avenida Getúlio Vargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *