DESTAQUEMANAUS

Prefeitura de Manaus orienta que pessoas com deficiência ou idosas emitam credencial especial de estacionamento

Com o aumento no volume de consumidores no comércio, devido às compras de fim de ano, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), orienta que pessoas idosas e com deficiência (PcD), emitam credenciais especiais de estacionamento, já que esses públicos têm direito a vagas prioritárias em estacionamentos públicos, além de supermercados e shopping centers.

O chefe do Serviço de Atendimento Especial do Idoso e Pessoa com Deficiência (SAE), Jean Carlos Auzier Sobreira, explicou as vantagens de se adquirir a credencial.

“Por ser um mês atípico em que as pessoas procuram o comércio em geral como lojas do Centro, shoppings e outros, então os estacionamentos estão sendo muito procurados. Para facilitar a busca por vagas, os idosos e PcDs que não possuem a credencial devem, se interessar, tirar esse documento e usar durante as compras natalinas. Se o cidadão não tem a credencial e usa as vagas prioritárias pode ser autuado. Ressaltamos que os agentes de trânsito estão atuando em todo o comércio para fiscalizar o correto uso das vagas”, disse o chefe do SAE.

Para emitir a credencial, os idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência devem procurar a sede do IMMU, na rua Urucará 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul.

“O idoso deve vir ao posto e trazer um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. Importante frisar que a credencial tem validade em todo o território nacional”, afirmou.

O chefe do serviço orientou o uso correto da credencial. “Por ser um documento federal e válido em todo o território nacional, ele deve estar visível. O agente de trânsito vai autuar se a credencial não estiver a vista ou se apresentar alguma irregularidade, como cópia, por exemplo, pois deve-se sempre usar a original”, frisou.

Outros públicos

Jean salientou que têm direito à credencial, pessoas com patologia que dificulte a locomoção. “Há outras patologias que possibilitam direito à credencial, como pessoas com síndrome do espectro autista, com síndrome de down, mal de parkinson e pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras. Todas elas também têm direito, basta apresentar apenas um laudo médico detalhado com CID e apresentar documento de identificação, além do comprovante de residência”, explicou.

Pessoas que ainda têm dúvidas ou queiram informações adicionais podem entrar em contato pelo telefone (92) 98855-1654.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *