MANAUS

Prefeitura inicia atualização com georreferenciamento de listagem de praças urbanas

Usando o ambiente de geocolaboração, tecnologia e plataformas de informação da Prefeitura de Manaus, equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) deram início à atualização de dados e atributos de 300 praças públicas urbanas da cidade.

A solicitação atende a uma demanda da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e vai servir para ampliar a camada de georreferenciamento dos mobiliários urbanos, incluindo dados como tipo de piso, metragem total, bancos e se há monumentos instalados.

Hoje, a base de dados colaborativa tem uma série de parques e praças, mas a listagem de 300 supera o volume existente, além de incluir novos atributos às informações. A camada terá dados de endereço, localização, bairro, zona e fotos.

“Ferramentas tecnológicas ajudam na evolução da gestão pública e na eficiência. É preciso ter conhecimento técnico, virtual e atualizado do nosso espaço geográfico, com mapas mais precisos, detalhados, temáticos e que permitem observar a cidade em várias camadas e escalas para intervenções”, comentou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

A plataforma onde serão atualizados os dados das praças é um sistema de informação geográfica (GIS) usado para criação e utilização de mapas, compilação de dados geográficos, análise de informações mapeadas e gestão de informação geográfica em banco de dados. O trabalho é realizado pela Gerência de Informação e Geoprocessamento (GIG) do instituto.

ArcGIS

A ferramenta de edição dentro do ambiente de colaboração é o ArcGIS, que permite um melhor desempenho em relação ao trabalho dos setores técnicos e nas ações integradas de planejamento, desenvolvimento de projetos e fiscalização de forma mais adequada e sustentável para a cidade e para as demandas da população.

Com grandes investimentos feitos pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) nos últimos seis anos, a estrutura de geo da capital vem sendo construída com infraestrutura colaborativa de integração e compartilhamento de informações entre as secretarias, otimizando tempo, ações e recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *