SEGURANÇA

Governo do Amazonas distribui mais de 33 mil EPIs para combater a endemias aos municípios do interior do estado

Equipamentos são usados para evitar o contato direto do agente de saúde com o produto químico aplicado para conter os mosquitos transmissores da malária, dengue, zika e chikungunya

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), distribui, em janeiro e fevereiro, 33.750 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para combater endemias nos 61 municípios do Amazonas. A aquisição e distribuição dos equipamentos é realizada pela fundação a partir das necessidades identificadas nos núcleos de Vigilância em Saúde do Amazonas.

Os equipamentos são usados durante as ações de controle das endemias, evitando o contato direto do agente de saúde com o produto químico aplicado para contenção dos mosquitos, como o Anopheles, transmissor da malária, e Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana amorim, os equipamentos são fundamentais para garantir a proteção dos trabalhadores. “É preciso proteção para os agentes que atuam no manuseio e operação com inseticidas, ações integrantes de controle a endemias, como a visitação de pontos estratégicos, visitas domiciliares e atendimento ao público em geral”, destaca Tatyana.

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da FVS-RCP (DVA/FVS-RCP), Elder Figueira, a distribuição dos equipamentos ocorre, anualmente, nos meses de janeiro e fevereiro. “São equipamentos básicos para a manutenção do desempenho dos agentes de endemias, cumprindo a proteção do trabalhador. A maior parte dos equipamentos são calças de brim e botas de couro, vestimentas importantes para atuar em áreas endêmicas, como as de malária e dengue”, afirma.

Distribuição

Dos 33.750 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) mais distribuídos para os 61 municípios do Amazonas estão calça brim (3.000), camisas de manga longa (3.000), pares de botinas de segurança (2.300), pares de botas tipo sete léguas (1.400), máscara de proteção facial (1.500), filtro para máscara de proteção (3.000), chapéu tipo pescador australiano (1.500), bolsa de lona (2.000), protetor facial tipo viseira (1.000), protetor auricular tipo concha (1.000), óculos de proteção (1.000), pares de luva nitrílica (2.000), pares de luva raspa de couro (50), touca descartável (3.000), avental descartável (5.000) e álcool em gel (3.000).

Foto:Divulgação/FVS-RCP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *