AMAZONASGERAL

Prodam adere ao portal de compras do setor público e aumenta competitividade e transparência nas licitações

Sistema utilizado anteriormente era o Licitações-e, do Banco do Brasil, também um portal de compras, mas com ônus para a Prodam e também para os fornecedores cadastrados na plataforma

Os pregões eletrônicos da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), órgão de tecnologia do governo estadual, agora são feitos pelo Compras.gov.br (antigo Comprasnet 4.0). O portal é o maior do país na área de aquisição de bens e serviços para o setor público.

 O sistema utilizado anteriormente era o Licitações-e, do Banco do Brasil, que também é um portal de compras, porém com ônus para a Prodam e também para os fornecedores cadastrados na plataforma. 

“Um exemplo concreto sobre a ampliação da competitividade foi o último pregão eletrônico realizado no mês de janeiro deste ano para a contratação dos serviços de limpeza e conservação, com participação de 28 licitantes. Esse número no sistema Licitacoes-e/BB não ultrapassava o máximo de cinco licitantes, e isso seria no melhor cenário”, destacou Cleane Texeira, presidente da Comissão de Licitação da Prodam (Comli).

De acordo com Cleane, o sistema trouxe ainda outros benefícios para a Prodam. “O portal tem permitido maior economia, facilidade e rapidez nas aquisições de bens e serviços. Além de proporcionar maior transparência aos processos licitatórios, que agora podem ser acompanhados em tempo real pelo Compras.gov.br”, destacou.

Sobre o sistema

O portal Compras.gov.br foi desenvolvido para servir simultaneamente à sociedade, aos fornecedores e à administração federal. Assim, suas informações e serviços estão distribuídos em áreas de conteúdo específicas para cada público.

Para a sociedade, estão disponíveis informações que permitem a qualquer cidadão acompanhar as contratações do governo. O cidadão também pode acompanhar, em tempo real, as aquisições por pregão eletrônico e observar o valor dos lances apresentados pelos fornecedores.

Para os fornecedores, além das informações disponíveis sobre as licitações e contratações, o portal coloca à disposição uma série de serviços, alguns deles gratuitos, outros disponíveis em pacotes fornecidos por assinaturas e outros faturados a cada acesso.

Foto: Divulgação/Prodam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *