EDUCAÇÃOMANAUS

Prefeitura de Manaus recebe novos residentes em medicina de família e comunidade

Prefeitura de Manaus realizou evento de acolhimento de 27 médicos residentes da 11ª Turma do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, da Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta sexta-feira, 4/3, no auditório da Casa Militar, localizada na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, nº 770, Compensa, zona Oeste.

Os novos residentes foram aprovados em processo seletivo realizado pela Comissão Estadual de Residência Médica e inseridos na Semsa por meio do Programa Mais Saúde (Promais), cujo objetivo é contribuir para a formação e qualificação dos profissionais de saúde, com foco na Atenção Primária, prevenção e proteção à saúde, a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Semsa, Nagib Salem, lembrou que a secretaria estimula a especialização dos profissionais médicos como forma de melhor atender as comunidades.

“Um dos principais programas da Semsa é a Estratégia Saúde da Família, por meio do qual nossos médicos atendem as pessoas em suas casas. E esse é um atendimento diferenciado, razão pela qual a secretaria incentiva essa formação”, ressaltou.    

Para a diretora executiva da Esap, Karina Gomes, o município tem a necessidade de ter em seus quadros funcionais, cada vez mais, médicos de família.

“A Semsa, comprometida com a construção de uma saúde melhor, investe na formação desses profissionais para entregar uma Atenção Primária mais humana, forte e resolutiva”.

Os residentes serão inseridos em equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e em unidades qualificadas para o desenvolvimento de atividades de integração ensino-serviço-comunidade durante dois anos. A solenidade marcou, ainda, o encerramento da 9ª Turma de Residência.

O coordenador do Programa de Residência da Esap, Mauro Magaldi, explica que o Programa de Residência Médica vem se consolidando como importante contribuição para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nestes 10 anos a Residência de Medicina, da Prefeitura de Manaus, vem formando profissionais na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, compreendendo a pessoa no centro do cuidado, contribuindo com a prevenção e promoção da saúde da população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *