DESTAQUEESPORTE

Seis municípios do interior estão habilitados pela Faar para receber os jogos do projeto Mais Esporte

Dos nove municípios que solicitaram credenciamento a Faar, já estão habilitados Atalaia do Norte, Beruri, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e São Sebastião do Uatumã

A Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), recebeu, até o início desta semana, nove pedidos de credenciamento de municípios do interior do estado, no edital do projeto Jogos no Interior – Mais Esporte. Os municípios de Atalaia do Norte, Beruri, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e São Sebastião do Uatumã foram os primeiros selecionados e, mais sete a federação solicitou e aguarda o envio de documentação.

As prefeituras de Maraã, Tapauá, Itamarati, Humaitá, Urucurituba, Novo Airão e Careiro Castanho terão até dia de 16 de março para encaminhar a documentação completa exigida no edital de credenciamento.

O edital, que prevê um investimento de R$ 250 mil para cada sub-região do estado, surgiu após visitas estratégicas a mais de 50 cidades do interior, conforme explica o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.

“O governo do Amazonas está pronto para atender as necessidades dos municípios que precisam de um olhar para o esporte. Foi com a ida da nossa equipe estratégica até os municípios, conversando com as lideranças, que traçamos metas para que projetos esportivos de base sejam uma realidade no estado”, afirma.

Segundo o dirigente, a Faar publicará no dia 22 de março o resultado dos municípios que receberão, por fim, o incentivo do edital. A partir deste momento, as prefeituras aprovadas serão convocadas para a apresentação da documentação completa – prevista no art. 10º do Chamamento Público – entre os dias 25 de março e 5 de abril. O plano de trabalho e os demais documentos deverão ser entregues em envelope lacrado, por meio de ofício e enviados à diretoria da Faar.

Sobre os jogos

 Os jogos foram divididos nas seguintes categorias: masculino, feminino, masculino indígena e feminino indígena. As modalidades esportivas coletivas para as categorias masculina e feminina serão futebol de campo, futebol de salão, voleibol e handebol. As modalidades individuais serão corrida de rua – 10 km, corrida de velocidade – 100 metros, judô, jiu-jitsu e wrestling.

Já nas modalidades coletivas para as categorias masculino e feminino indígena, os esportes disputados serão o cabo de força, futebol de campo, além dos desportos e jogos tradicionais específicos coletivos de cada etnia.

Nas modalidades individuais, os esportes serão o arco e flecha, arremesso de lança, canoagem, corrida com tora, corrida de resistência, corrida de velocidade, lutas corporais e os desportos e jogos tradicionais específicos individuais de cada etnia.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *