AGRODESTAQUE

Adaf promove ação para reforçar a importância da vacinação contra febre aftosa no interior do Amazonas

Ato simbólico, realizado no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza, no município de Parintins, dono do quinto maior rebanho do estado, contou com a presença do governador Wilson Lima

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizou um ato simbólico para reforçar a importância da campanha Amazonas Sem Febre Aftosa, no estado do Amazonas. O evento teve a presença do governador, Wilson Lima, e a participação de mais de 60 produtores rurais locais. A primeira etapa de imunização iniciou no último dia 15 de março e segue até 30 de abril.

Organizada pelo Sistema Sepror – integrado pela Adaf, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) –, o ato simbólico de imunização ocorreu na sexta-feira (25/03), no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

Durante a atividade, cerca de 10 animais estiveram no Parque de Exposições para a realização de uma ação simbólica de vacinação contra a febre aftosa, com atuação dos servidores da autarquia.

 Apoiaram a ação da Adaf, a Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), Unidade Local do Idam, Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Adaf, e Associação dos Pecuaristas de Parintins.

Educação sanitária

A programação contemplou também a realização de duas palestras de Educação Sanitária. A primeira, com o tema febre aftosa, ministrada pela médica veterinária da Adaf, Cláudia Ramos. O público-alvo foram os produtores rurais locais.

A segunda palestra, proferida pela engenheira agrônoma da Adaf, Valéria Ferreira, abordou temas como documentação obrigatória para o trânsito de agrotóxicos e orientações para prevenção da entrada da mosca-da-carambola no estado. Voltada a produtores locais e estudantes, a atividade teve dois estandes montados no Parque de Exposições, e foi prestigiada por cerca de 40 alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), do Campus Parintins.

Os produtores presentes no evento tiveram a oportunidade ainda de participar do sorteio de pistolas de vacinação, doses de vacinas, terçados e botas sete léguas, doados por produtores locais.

Renovação

Duas casas de revenda agropecuárias existentes no município de Parintins e que renovaram seus registros junto à Adaf também receberam os certificados durante o evento na sexta-feira.

Sob os números de registro 1303403-002 e 1303403-001, as empresas Agro Boi e Amazonas Agro, respectivamente, foram fiscalizadas pela Adaf e, por atenderem todos os pré-requisitos exigidos pela legislação, obtiveram a renovação do registro para atuarem como casa agropecuária.

Produção local

Entre os municípios, Lábrea lidera a criação de gado no Amazonas. Boca do Acre possui o segundo maior rebanho do estado, seguido por Apuí, Manicoré e Parintins (62,231).

Fotos: Emerson Martins/Sepror

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *