Notícias Corporativas

Porcelanato: como escolher o melhor tipo de revestimento para cada área da casa

Com uma infinidade de tamanhos, cores e texturas que se adaptam aos mais diversos ambientes, o porcelanato, é um dos revestimentos mais utilizados da atualidade, seja por essa facilidade de criar personalizações, seja pela facilidade na limpeza ou, ainda, pela durabilidade.

Com tantas opções, é preciso saber escolher o porcelanato certo para cada área de aplicação, por isso, Francine Nuernberg, arquiteta da Portinari, mostra como fazer a seleção correta para cada necessidade. O ideal é planejar antes de comprar seu porcelanato. É essencial tirar as medidas do ambiente para saber quantos metros quadrados de piso serão utilizados.

“A conta é fácil: basta multiplicar comprimento e largura e o resultado será a área em metros quadrados. Na hora da compra, a dica é levar todas as medidas anotadas para que não fiquem dúvidas. Vale, ainda, comprar 15% a mais do que a quantidade a ser instalada, só por prevenção, caso haja alguma quebra ou perda no processo de instalação. Mas, é sempre importante fazer um projeto de paginação para se certificar da quantidade a ser comprada”.

Depois, é o momento de escolher o tipo de porcelanato: natural, polido ou hard (antiderrapante). “O porcelanato natural é aquele que tem a superfície fosca, perfeito para instalação em todas as áreas internas, inclusive varandas cobertas. O porcelanato de alto brilho e superfície lisa é chamado de polido. Mais sofisticado, é indicado para salas, quartos, banheiros e cozinhas. Mas, atenção: não coloque na área do box, pois ele pode ser escorregadio. O revestimento hard oferece alta resistência ao escorregamento, ao desgaste, risco e ataque químico, garantindo segurança e conforto aos consumidores”, conta Francine, da Portinari.

Além disso, esse material tem diversos modelos que dão diferentes estilos à decoração. O porcelanato madeira é um exemplo disso. “A tecnologia empregada faz com que a rusticidade da madeira seja reproduzida perfeitamente, trazendo a sensação de aconchego e aquecimento nos espaços”, explica Francine. Versátil, é possível encontrar muitas tonalidades e texturas. Já o aspecto marmorizado é responsável pela elegância nos projetos. “Carrega amplitude e sofisticação, especialmente na sua versão em lastras”, afirma.

Para quem busca um ambiente no estilo industrial, o porcelanato com inspiração em cimento é o ideal. Aplicado no piso ou nas paredes, ele conquistou a decoração nos últimos anos. Os revestimentos que imitam pedras naturais misturam modernidade com um toque rústico, sintetizando o clima urbano.

Assim, o importante é ficar atento às propriedades do porcelanato que incluem o acabamento e o modelo. “Para escolher o revestimento ideal para cada ambiente é essencial observar o estilo do projeto e as necessidades dos espaços. Dessa forma, as pessoas chegarão a um resultado perfeito, aliando beleza e funcionalidade”, conta.