Notícias Corporativas

Gestão de matéria-prima impacta nos resultados das indústrias

A falta e o alto custo das matérias primas ainda são os principais problemas das indústrias brasileiras. É o que mostra a Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no último trimestre.

O levantamento revela que o problema foi bem menos sinalizado pelos empresários, atingindo 38,1% das empresas, 14,7 pontos percentuais abaixo do segundo trimestre, quando atingia 52,8% das empresas. 

Foram consultadas 1.739 indústrias, sendo 696 pequenas, 601 médias e 442 grandes.

De acordo com José Claudionor, diretor e especialista em soluções de gestão, o apontamento deste estudo expõe que muitas indústrias ainda não realizam uma gestão de produção eficiente. “Os resultados das fabricantes estão ligados ao acompanhamento de cada etapa do processo produtivo, desde o controle de estoque até a saída de venda. Se ocorrer algum erro nesse processo, a empresa apresentará problemas, entre eles a falta de algum insumo ou até mesmo o aumento dos custos da matéria-prima”. 

A falta de comunicação entre os setores, ausência de informações em tempo real e insuficiência de dados para análise de resultados são outros fatores que também contribuem para gerar estresse nas indústrias. “Todas as preocupações citadas podem ser evitadas com a aplicação das melhores práticas do mercado industrial. Sendo algumas delas o alinhamento de cada etapa da produção, a organização das atividades de cada setor e a otimização da coleta de dados”, diz José Claudionor. 

Como evitar falhas na gestão de matérias-primas

Contar com soluções tecnológicas, como softwares de gestão, para automatizar os processos operacionais é uma alternativa para evitar falhas, reduzir custos e aumentar a produtividade.”Para o sucesso no gerenciamento dos insumos, as indústrias devem realizar a produção sob demanda, ou seja, fabricar a quantidade exata de um produto, com agilidade e segurança”, comenta ele. 

O especialista também explica que é possível otimizar a relação entre a indústria e os fornecedores. “A dica é fazer um orçamento mais detalhado, com informações sobre como, quando e por quanto os fornecedores irão entregar o que é cotado. Dessa maneira, a empresa pode identificar o melhor custo-benefício para ela no momento”, explica o profissional. 

Para mais informações: https://www.advtecnologia.com.br/planejamento-e-controle-de-producao/ 

O conteúdo completo da Sondagem Industrial está disponível neste link.