DESTAQUEINFRAESTRUTURASUSTENTABILIDADE

Amazonas alinha agenda de trabalho com foco em projetos habitacionais e construção verde

Por meio da Suhab e Implurb, governo do Estado pretende ampliar novos projetos habitacionais na capital e interior

Avançando na proposta do Governo do Estado de promover novos projetos habitacionais no Amazonas, a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb), alinharam a agenda de trabalho para 2023, focando nos debates sobre novos empreendimentos habitacionais voltados para a capital e para todo o estado, e também na construção verde.

Os estudos que serão realizados pelas equipes do município e do Estado, por meio da cooperação técnica, vão auxiliar na entrega dos novos projetos que o Governo do Amazonas pretende implementar na capital e no interior na área da habitação.

O diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, ressaltou a importância da parceria e troca de conhecimentos técnicos. “Juntos podemos somar esforços e realizar a entrega de novas habitações, que é o sonho daquelas pessoas que mais precisam há anos. Então tivemos essa reunião com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que foi o primeiro contato, e agora vamos trabalhar na entrega do projeto”, explicou.

A Suhab e o Implurb firmaram, em 2022, um termo de cooperação para alinhar a regularização fundiária e urbana de vários conjuntos e residenciais edificados há décadas no Amazonas. Após essa reunião, as ações em parceria serão ampliadas neste ano para programas na área da habitação por meio de uma carta consulta.

A parceria vai contribuir no avanço dos projetos habitacionais, segundo o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

“Nós alinhamos e esboçamos alguns programas que serão encaminhados pelo doutor Jivago para discussão e alinhamento. Será formulada a carta de intenção da Prefeitura de Manaus para nós entrarmos com uma série de complementações na área de licenciamento, empreendimentos com certificação verde, que agregaria valor e que traz conceito ambiental à nova modulação de habitação”, disse.

A reunião entre as equipes da Suhab e Implurb ocorreu na quinta-feira (02/02), na sede da Superintendência, na avenida Efigênio Salles, bairro Aleixo. Estiveram presentes o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, o ex-gestor do Implurb, Cláudio Guenka, e o coordenador do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de Habitação, Diego Arcia, além da equipe do Departamento Técnico (Ditec).

Eixos

Neste ano, o foco será o desenvolvimento de programas habitacionais para Manaus e para todo o estado, incluindo eixos como re-habitação do Centro de Manaus; plano de habitação geral para Manaus e Região Metropolitana; e plano de produção de lotes urbanizados nos municípios do Amazonas.

A parceria entre os órgãos iniciou com o termo de cooperação com o objetivo de alinhar a regularização fundiária e urbana de vários conjuntos e residenciais edificados há décadas no Amazonas. Com isso, na zona norte de Manaus, foram regularizadas 412 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Renato Souza Pinto e mais de 9 mil unidades do Conjunto Habitacional Nova Cidade.

Fotos: Divulgação/Suhab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *