ECONOMIAEDUCAÇÃO

 “Tia da Prosperidade” ajuda pais amazonenses a ensinar seus filhos a lidar com as finanças desde cedo

Mentora Emocional e Financeira, Kerle Campos faz palestra em Manaus, às 19h de sábado (11/03), no Hotel Blue Tree Premium

A Mentora Emocional e Financeira, Kerle Campos, conhecida como ‘A Tia da Prosperidade’ traz a Manaus uma palestra para PAIS aprenderem a criar os filhos com uma mentalidade voltada à prosperidade, que será realizada no dia 11 de março, às 19h, no Hotel Blue Tree Premium Manaus, localizado na Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 817, em  Adrianópolis.

Com o método ‘Prosperidade de Pai para Filho – Porque amar é também ensinar prosperidade aos nossos filhos’, especialista mostra aos papais a importância de criar vínculos, desenvolver inteligência emocional e falar com os pequenos a respeito de finanças.

Podem se inscrever mães, pais, cuidadores, professores de educação infantil, profissionais e estudantes de áreas ligadas ao desenvolvimento infantil e demais interessados. O investimento é de R$ 90,00 com vagas limitadas. Os ingressos serão vendidos no ingressomix.com e na loja Ótica Veja do Manauara Shopping.

Como falar com os pequenos a respeito de finanças é pouco comum é um hábito pouco comum entre os pais, a Mentora Emocional e Financeira, Kerle Campos, decidiu criar a palestra ‘Prosperidade de Pai para Filho’.

A palestra é um método com oito passos simples. Cada passo corresponde a uma fase do desenvolvimento (gestação, nascimento, 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos, 5 anos e 6 anos de idade). É ideal para mães, pais, cuidadores e profissionais do desenvolvimento infantil ensinarem sobre educação financeira e prosperidade para os pequenos desde o ventre materno até os 6 anos de idade. 

“A neurociência nos mostra que 95% de toda a aprendizagem humana se dá nessa faixa etária e é levada para toda vida”, explica Kerle Campos.

Diferente de educadores financeiros infantis, que trabalham com crianças a partir de 8 a 10 anos, Kerle ensina lições simples que podem ser inseridas na rotina familiar e cotidiana desde o momento em que o bebê está no ventre da mãe. Já que a palestra está ligada ao desenvolvimento da inteligência emocional, social e cognitiva.

Armazenando informações

De acordo com o médico clínico, neurocientista e psicoterapeuta, João Augusto Figueiró do Instituto Zero a Seis, da 5ª a 20ª semana de gestação nós já temos todos os nossos neurônios cerebrais já desenvolvidos. Até 3 anos de idade, 80 % dos circuitos cerebrais onde ficam armazenados as informações que levamos por toda vida já são constituídos. E até 6 anos, 95% desses circuitos cerebrais já estão formados (começa a fazer sentido começar a educação financeira no ventre materno aos 6 anos de vida?).

Se nesse período de 0 a 6 anos de vida uma criança ouviu palavras negativas a respeito do dinheiro e da riqueza, elas se instalaram no seu subconsciente e tornaram-se crenças limitantes e impedem que assim no futuro a pessoa prospere e cresça financeiramente.

“Acúmulos de sentimentos negativos com relação a fatos na infância interferem em nossas atitudes presentes e futuras. Tudo que víamos e ouvíamos sobre dinheiro na infância interfere em atos simples como vergonha em pedir um desconto em uma compra, pedir um aumento de salário no seu emprego, abrir uma empresa e ter lucros significativos, Nathalia Arcuri, do canal financeiro ‘Me Poupe’, chama essas crianças limitantes em relação ao dinheiro de dinheirofobia”, destaca Kerle.

O primeiro passo para mudar esse pensamento é trabalhar na mentalidade um desenvolvimento das competências como todo. Por esse motivo, Kerle deseja multiplicar o método utilizado em ‘Prosperidade de Pai pra Filho’.

“É tudo o que seus pais, seus avós, suas bisavós não ensinaram nas gerações passadas de sua família. Então, a partir desta palavra você vai mudar a vida de suas crianças. Vamos escrever juntos essa nova história?”, questiona.

Ensino da prosperidade na gestação

Existem três momentos na vida da mulher onde ela tem aumentado o risco de desenvolver problemas de saúde mental são eles, a adolescência, a gestação e a menopausa. Sendo que a maior probabilidade é durante a gestação.

Muito se fala em depressão pós-parto, mas poucos sabem que a depressão pós-parto é em grande parte uma consequência de problemas emocionais vivenciados pela mulher durante a gestação. Além disso, quando a gestante apresenta alguma alteração emocional significativa há hormônios sendo liberados em seu organismo, sendo o cortisol um deles.

centenas de pesquisas realizadas mostram que o estresse em altos níveis, ou seja, o estresse crônico ocasiona em grande liberação de cortisol na corrente sanguínea trazendo efeitos negativos para o desenvolvimento fetal.

Antigamente acreditava-se que a placenta era uma espécie de filtro que não permitia com que substâncias nocivas fossem passadas para o bebê, entretanto novos estudos indicaram que as substâncias nocivas passam via cordão umbilical e podem prejudicar o bebê. Um dos principais efeitos do hormônio cortisol em grandes quantidades no organismo é o nascimento prematuro e baixo peso.

O hormônio também pode causar redução da substância cinzenta no cérebro do feto, podendo ocasionar em problemas cognitivos, atrasos no desenvolvimento, aumentando assim a probabilidade de perturbações no sistema neurológico e de desenvolvimento de TEA (autismo) e TDAH.

No método ‘Prosperidade de Pai para Filho’ são apresentadas ferramentas para que tanto a mulher quanto a sua rede de apoio, possam lidar de maneira mais assertiva com as emoções negativas que essa mulher passa, assim como atuar na prevenção da depressão pós-parto e também de problemas de desenvolvimento cognitivo do bebê.

Sobre Kerle Campos

Matemática por formação pela UFAM e mentora emocional e financeira por paixão, Kerle Campos é pós-graduada com MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Negócios; Finanças e Controladoria; Aperfeiçoamento de Coach e Carreira; e está cursando Especialização em Neuropsicologia pela FAMEESP.

Atua com treinamentos, palestras e organizações de eventos educacionais desde 2005. Atualmente, atua como multiplicadora voluntária do programa Ela Pode, um programa que fomenta o empreendedorismo feminino e empregabilidade, desenvolvendo as habilidades socioemocionais de mulheres a partir de 16 anos com capacitações gratuitas e doação de capital semente para abertura ou melhorias de seus próprios negócios com o apoio do Google.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *