DESTAQUESAÚDE

Ministério da Saúde vai ampliar campanha de vacinação contra Influenza de 2024 no Amazonas

Antecipação atende pedido do governador Wilson Lima, por conta das peculiaridades do estado que apresentar período chuvoso entre o fim e o início de cada ano, ampliando casos da doença

O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve reunido nesta quarta-feira (17/05), em Brasília, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e recebeu a garantia de que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, prevista para abril de 2024, será antecipada no Amazonas. O envio das doses da vacina pelo Governo Federal ao estado já deve iniciar em outubro deste ano.

“Estamos falando sobre os avanços que a gente pode fazer, juntamente com o Ministério da Saúde, para melhorar o atendimento no estado do Amazonas. Aqui a gente falou de Teto MAC (financiamento da Atenção de Média e Alta Complexidade na saúde) e também falou sobre a antecipação da vacinação contra a Influenza”, comentou Wilson Lima em vídeo publicado em suas redes sociais, ao lado da ministra, a quem agradeceu pelo empenho em favor da assistência da saúde do estado.

Na conversa com o governador, a ministra da Saúde confirmou visita ao Amazonas e explicou que a decisão de antecipar a campanha de imunização contra a gripe considera a particularidade da região e seus fatores climáticos, que apresenta o período chuvoso entre o fim e o início de cada ano, ampliando casos da doença.

“Antecipar a vacinação na região amazônica era um objetivo nosso desde o início da gestão. Sei que é uma questão muito colocada e é também foco de atenção de toda a gestão, de todos os ministérios, com a liderança do presidente Lula, de olharmos as diferenças do Brasil, a sua diversidade. E a Amazônia requer de fato um tratamento específico porque as questões climáticas têm diferença em relação às outras regiões”, afirmou a ministra Nísia ao governador Wilson Lima.

Saúde no Amazonas

Acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad, o governador Wilson Lima também tratou no encontro sobre os avanços em relação ao chamado Teto Mac, repasses da União para os Estados que se destinam às ações e serviços ambulatoriais e hospitalares.

Na ocasião, o governador também pediu apoio para instalação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no interior do estado, que hoje conta com três municípios contemplados: Parintins, Tabatinga e Tefé, que somam 31 leitos. Segundo Nísia, uma equipe técnica do ministério irá acompanhar a demanda para dar o suporte necessário.

Wilson Lima convidou Nísia a visitar unidades de saúde do Amazonas, como o Hospital Delphina Aziz que, na gestão atual, começou a operar com a sua capacidade plena, saindo de 136 leitos em 2019, dos quais apenas 10 de UTI, para 483 leitos e mais 11 salas cirúrgicas. A unidade também já iniciou a oferta de novas cirurgias, como o implante coclear e, em junho, deve iniciar a realização de transplante renal, pela primeira vez totalmente na rede pública.

Defesa

Como parte de sua agenda de visitas aos ministérios do Governo Federal em Brasília, o governador Wilson Lima também se reuniu com o ministro da Defesa, José Múcio, ocasião em que pediu apoio para a Operação Parintins, que este ano deve atrair mais 120 mil pessoas no período do Festival Folclórico, superando os mais de 111 mil visitantes recebidos na edição de 2022. O Ministério da Defesa auxilia na inspeção de homologação e adequações do aeródromo para receber equipamentos necessários para pousos e decolagens e de no controle da navegação.

Fotos: Diego Peres / Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *