DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Cooperação entre governo estadual e Amazonas Energia garante abastecimento do interior durante a estiagem

Vice-governador Tadeu de Souza se reuniu com representante de companhia de energia elétrica para alinhar as ações da Operação Estiagem 2023

Em ação coordenada e preventiva, o governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, e a concessionária Amazonas Energia estão executando um planejamento estratégico, inserido na Operação Estiagem 2023, para que nenhum dos municípios do interior ainda não interligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) fique sem abastecimento de energia elétrica durante a seca dos rios.

Nesta terça-feira (19/09), o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, recebeu em seu gabinete, Compensa, zona Oeste de Manaus, o diretor de Relações Institucionais da companhia de energia, Radyr Gomes. Na ocasião, o representante assegurou que o trabalho em conjunto evitará riscos de desabastecimento nas 52 cidades amazonenses que dependem de termelétricas.

Para o vice-governador, a garantia de abastecimento energético evidencia o compromisso do Governo Wilson Lima com o bem-estar da população durante a estiagem, que deverá ser mais intensa e prolongada neste ano. Na semana passada, o governador lançou a Operação Estiagem 2023, com investimentos de R$ 100 milhões, para minimizar os impactos desse período.

“Ficamos felizes com essa boa notícia trazida hoje pela Amazonas Energia. Isso é resultado do diálogo, planejamento e cooperação entre os setores público e privado. São parcerias como esta que ajudam a potencializar a capacidade de resposta governamental diante dessa estiagem, que se mostra cada dia mais severa”, afirmou Tadeu de Souza.

De acordo com o Radyr Gomes, a Amazonas Energia se antecipou e providenciou estoques de combustíveis suficientes para a manutenção das termelétricas. Ainda segundo o diretor, foram instaladas balsas estacionárias em regiões com logística dificultada pela descida do nível dos rios, a exemplo de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga (a 852 e 1.108 quilômetros de Manaus, respectivamente).

“Hoje, queremos tranquilizar toda a população e o Governo do Estado de que a Amazonas Energia tomou as providências e o suprimento de energia estará regular por todo esse período de estiagem. Todas as providências foram tomadas pela distribuidora de energia, junto aos seus fornecedores, como os produtores independentes”, afirmou Radyr Gomes.

Além do abastecimento de termelétricas com óleo diesel, o representante da companhia de energia disse que os Pelotões Especiais de Fronteira do Exército Brasileiro estão abastecidos. “Palmeira do Javari, Estirão do Equador, Vila Bittencourt, Ipiranga, Cucuí, Iauaretê – toda essa região também está abastecida, com autonomia de até seis meses, para que não haja nenhum problema de desabastecimento de energia”, pontuou.

Assim como outras empresas que fornecem energia elétrica para os municípios do interior, a Amazonas Energia faz parte de um grupo de trabalho gerenciado pela Defesa Civil do Estado, que coordena e supervisiona as medidas de prevenção. As tratativas voltadas à estiagem de 2023 foram intensificadas ainda no mês de julho.

Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *