Notícias Corporativas

FAEP promove Semana da Educação com palestras e oficina de Arteterapia

Neste mês do professor, dos dias 16 a 20 de outubro de 2023, a partir das 19h30, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), situada em São Paulo, promove a Semana da Educação, um evento gratuito destinado a educadores, professores em formação e interessados na área educacional, de modo geral, para discutir questões cruciais da atualidade.

Trata-se de um momento para os participantes se apropriarem das discussões de temas como gênero, inclusão e os desafios da educação básica pós-pandemia.

“São questões que podemos nos deparar no cotidiano com alunos ou familiares e precisamos estar formados para agir da melhor forma”, afirma Rosângela Reis, coordenadora do curso de Pedagogia da FAEP.

No primeiro dia de evento (16/10), Peterson Rigato da Silva, doutor em Educação pela UNESP, refletirá sobre as conexões entre gênero e educação em torno do tema: Corpos, Violências e Fissuras – Resistência e Educação.  A palestra abordará a dinâmica educacional e as complexas relações no cotidiano como interlocutores fundamentais para essas conexões, a fim de pensar em uma sociedade menos violenta e mais humana por meio do olhar para as diferenças.

Já no segundo dia (17/10), Paulo César Deloroso, assessor parlamentar na Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Paulo, abordará o tema: Educação básica no Brasil – perspectivas e desafios. Na ocasião, ele oferecerá insights sobre políticas educacionais, considerando a realidade e as demandas sociais atuais.

A psicóloga e pedagoga Cristina Maria Marques Santos, professora da Prefeitura de São Paulo e coordenadora pedagógica, conduzirá a terceira palestra, em 18/10, com o tema: Educação Especial Inclusiva: Possibilidades do Trabalho Pedagógico, em que explorará a importância da educação especial na perspectiva da inclusão, destacando as possibilidades de atuação pedagógica crítica e reflexiva.

Robson Vasconcelos Garcia, assistente social e coordenador do curso de Serviço Social da FAEP, apresentará a última palestra, em 19/10, cujo tema é: Educação: Direito à Saúde Integral e Social. O evento abordará a saúde integral na educação como um direito fundamental e discutirá a efetivação de políticas sociais que apoiam a educação.

Para encerrar a Semana da Educação, a FAEP oferecerá uma oficina de Arteterapia, ministrada pela diretora acadêmica da instituição, Juliana Chagas Barboza, pedagoga e especialista em Arteterapia. A oficina permitirá aos participantes explorarem o poder transformador da arte na formação pedagógica e no enfrentamento dos desafios contemporâneos.

As palestras acontecerão de forma online e a oficina será ministrada de forma presencial no prédio da FAEP, situado em Parada de Taipas.

Serviço:

SEMANA DA EDUCAÇÃO FAEP

16 a 20 de outubro, a partir das 19h30

Palestras online: 16 a 19 de outubro

Oficina de Arteterapia: 20 de outubro, na FAEP (Rua Cordeiro da Silva, 165)

Mais informações e inscrições no link