Notícias Corporativas

Finch apresentará Operações Legais na Fenalaw 2023

Uma das tendências mais debatidas no ambiente jurídico é o investimento em Operações Legais, termo também conhecido como Legal Operations ou Legal Ops. Trata-se de um conjunto de procedimentos e atividades que priorizam boas práticas e investimentos em tecnologia para tornarem o dia a dia de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia mais inovadores e eficientes.

A implementação de Operações Legais tem sido considerada fundamental para potencializar a operação de rotinas e demandas. No entanto, é preciso entender como implementar e aprimorar as práticas relacionadas ao Legal Ops em cenários com sobrecarga de processos, como ocorre no Brasil.

As discussões sobre os desdobramentos e os impactos do Legal Operations estão entre os temas predominantes da Fenalaw 2023, feira voltada para o mercado jurídico, que completa 20 anos. Patrocinadora ouro da Fenalaw, que acontece de 25 a 27 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a Finch compartilhará as suas experiências em Operações Legais com grandes players do mercado.

Renato Mandaliti, CEO da Finch, diz que “a grande chave para Legal Ops é o conhecimento do negócio, aplicado a estratégias e processos personalizados para cada operação. Ainda mais para a realidade brasileira: o Poder Judiciário enfrenta uma avalanche de processos, com mais de 100 milhões em trâmite em 2022, equivalendo a cerca de 6 mil processos para cada juiz atuante”.  

Segundo recente levantamento da companhia, o Tribunal de Justiça de São Paulo detém 25% de todas as ações em andamento no país, consolidando-se como o maior tribunal do mundo em volume processual. “Esse cenário revela a complexidade das rotinas jurídicas, seja em departamentos jurídicos ou em escritórios de advocacia. O alto volume de processos, aliado ao cumprimento de prazos e ao gerenciamento de uma vasta quantidade de informações, impulsiona a busca incessante pelo aprimoramento da gestão jurídica”, afirma o CEO da Finch.

Durante o congresso da Fenalaw 2023, Mandaliti e Adriana Gouveia, Head Sênior do C6 Bank, vão apresentar a palestra “Case C6 Bank: Benefícios da Aplicação de Legal Operations em Sistema de Gestão de Processos”. O case está entre os destaques do congresso, na área destinada às discussões de Legal Ops, no dia 25 de outubro, às 15h30.

As companhias uniram forças para um trabalho colaborativo, com o objetivo de potencializar a operação do departamento jurídico do banco com o uso de tecnologia, definindo novas funcionalidades nos sistemas de gerenciamento, e automatizando carteiras através de softwares. “A maleabilidade do software permitiu a criação de um fluxo de trabalho totalmente digital para a carteira trabalhista, otimizando processos e novos resultados”, diz Mandaliti.

A partir do sucesso de cases, como o C6 Bank, a Finch tem investido em sua consultoria de Operações Legais para alavancar a eficiência jurídica de novas empresas com seu conhecimento de negócio. “A combinação de tecnologia avançada com consultoria especializada em Operações Legais é essencial para transformar operações, resolvendo os desafios do setor”, afirma Mandaliti.

Já nos dias 26 e 27, os temas “Operações Legais: a transformação do jurídico em três dimensões”, “Case Banco: Aplicação da Jurimetria com Foco em Causas Raízes e Subsídios”, “Construindo uma Prática Jurídica Eficiente: Estratégias de Backoffice Reveladas” serão apresentados por Emilia Cappi, diretora de Novos Negócios, Arquitetura de Soluções e Marketing, Fernando Durão, diretor de Eficiência Jurídica, e Daniel Corrêa, Gerente de Novos Negócios e Arquitetura de Soluções, todos da Finch.

Na ocasião, a empresa também fará o pré-lançamento, em seu stand, do e-book “Operações Legais: o jurídico é oportunidade de negócio”. Quem visitar o stand poderá se inscrever para recebê-lo gratuitamente, antes do lançamento oficial.

A participação na  Fenalaw 2023 é gratuita, basta fazer a inscrição. Para ter acesso ao congresso, o visitante precisa adquirir ingresso e para obter 20% de desconto, basta usar o cupom FINCH20. O estande da Finch estará localizado no 5° andar (número 528).