DESTAQUEPOLÍTICAREGIÃO AMAZÔNICA

Bancada do Norte se reúne com dirigentes do Banco da Amazônia para discutir investimentos e interiorização

Durante o encontro, o grupo lançou o portal www.bancadadonorte.org, como parte dos esforços para prestar contas à população sobre as atividades parlamentares relacionadas à Amazônia

Deputados federais de estados da região Norte do País, se reuniram na terça-feira (24/10), com dirigentes do Banco da Amazônia, com o objetivo de entender o processo de investimento e interiorização da instituição na região. Durante o encontro, a bancada lançou o portal www.bancadadonorte.org, como parte dos esforços para prestar contas à população sobre as principais atividades parlamentares relacionadas à Amazônia.

Durante o encontro, o deputado federal pelo Amazonas, Sidney Leite destacou a importância da presença de correspondentes bancários no Estado, principalmente em municípios pequenos e com dificuldade de acesso logístico.

O parlamentar também abordou questões relacionadas à proximidade do Banco da Amazônia com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e questionou a localização do Fundo Amazônia no BNDES, que se encontra fora da região amazônica. Essa situação tem dificultado o acesso de instituições aos recursos do Fundo, impedindo investimentos que poderiam beneficiar o Norte. O deputado propôs que o Banco da Amazônia lidere esse processo, proporcionando transparência na utilização dos recursos.

“Eu visitei a Embrapa do Pará recentemente e pude perceber o quanto o Norte está produzindo em todos os estados e criando soluções para o desenvolvimento regional.A proximidade do Basa com o BNDES é um passo importante para o fortalecimento dos recursos e o desenvolvimento sustentável da Amazônia e para a transparência dos mesmos que hoje ninguém conhece a aplicação”, afirma.

Durante a reunião, o Conceito de Produtor Rural (CPR) Verde também foi mencionado como uma medida essencial para a preservação da floresta amazônica. O deputado explicou que, embora o produtor seja o fiel depositário de 80% de sua propriedade, essa responsabilidade não é considerada um ativo. Ele ressaltou a importância do Banco da Amazônia se envolver em investimentos e soluções duradouras na região.

Leite também contou durante a reunião, que uma aproximação entre a região centro-oeste e o Norte vem sendo construída, e que ela pode representar um aumento significativo no modal de transporte, que atualmente responde por 40% das exportações de grãos no Norte. Essa aproximação encurtaria as distâncias e beneficiaria a região da Amazônia Ocidental dos países vizinhos.

“Ver o Banco da Amazônia interessado em trabalhar em investimentos e soluções de longo prazo é de extrema importância para nós. Seja na área energética ou de logística, um estudo recente do Banco Mundial mostrou que, apenas no Amazonas, uma redução de 12% nos custos logísticos pode aumentar o PIB em 38%, demonstrando nosso potencial”, disse.

A reunião representa um passo importante para o fortalecimento dos investimentos na região amazônica e para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, destacando a importância da atuação do Basa, na busca por soluções para a população do interior dos estados do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *