Notícias Corporativas

Consórcio se torna opção segura para investimento em imóveis

Sejam um empreendimento residencial ou comercial, a construir ou edificação pronta, imóveis são, historicamente, uma das formas mais tradicionais de investimento. Nos últimos meses, essa modalidade mostrou, mais uma vez, ser uma opção segura e lucrativa, com  valorização acima da inflação. Segundo o índice FipeZap, os preços de venda dos imóveis residenciais subiram 6,16% em 2022, superando a inflação acumulada no mesmo período, de 5,79%. E agora em novembro o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu pela terceira vez seguida a taxa básica de juros (Selic), o que coloca os imóveis em ótima perspectiva como opção de investimento.

Por se tratar de um objetivo de longo prazo, uma opção para alcançá-lo é a contratação de um consórcio. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), entre os meses de janeiro e setembro, a modalidade imóveis registrou um crescimento de 17,9% na venda de novas cotas, em comparação com mesmo período do ano anterior.

José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, explica que a principal vantagem é a compra planejada. “O consorciado já sabe os valores das parcelas, tendo a possibilidade de antecipar a realização do projeto através de oferta de lance, que poderá reduzir o prazo de pagamento do plano ou ainda a opção de reduzir a parcela. Além disso, é uma alternativa de investimento no qual o cliente não paga juros, o que possibilita uma parcela mais acessível do que outras formas de financiamento, propiciando destinar o recurso que sobrar para outras necessidades”, afirma. 

O consórcio de imóveis oferece para os consorciados condições para a aquisição do bem, para construir, reformar ou, ainda, poder quitar um financiamento habitacional. “A modalidade gera oportunidades para as pessoas que querem investir em imóveis ou desejam ampliar o patrimônio, gerando uma renda extra”, defende. 

No mercado é possível encontrar diversos grupos e planos de pagamento, que atendem às necessidades de cada cliente, possibilitando ao consorciado se programar financeiramente para comprar o desejado imóvel, realizar aquela viagem dos sonhos ou adquirir um veículo novo, tudo isso sem pagar juros e sem comprometer o orçamento familiar ou da empresa.