Notícias Corporativas

PME buscam segurança com custo acessível

As micro e pequenas empresas impulsionam a economia do Brasil, apenas no primeiro semestre de 2023, houve a criação de 868,8 mil novos pequenos negócios, segundo um relatório recente divulgado pelo SEBRAE. Graças à tecnologia moderna e o advento de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) essas empresas agora podem investir em segurança com menos recursos financeiros. O uso da IA, por exemplo, tem tornado as tecnologias de segurança mais acessíveis, eficazes e adaptáveis às necessidades individuais de cada empresa.

Hoje, as tecnologias de segurança estão mais democratizadas, e com monitoramento para reduzir a carga de trabalho e custos, o que possibilita uma resposta mais rápida a incidentes. O controle de acesso remoto em tempo integral permite que proprietários ou gerentes possam abrir portas por meio de um terminal de reconhecimento facial. Desta forma, é possível controlar o acesso de funcionários, fornecedores e outros visitantes, virtualmente, por um dispositivo móvel.

As câmeras de monitoramento que utilizam a inteligência artificial possuem diversas faixas de preços. A mais recente geração de câmaras NVRs (Network Video Recorder) e DVRs (Digital Video Recorder) possui um valor semelhante ao das câmeras tradicionais. O equipamento é capaz de diferenciar entre humanos, veículos e outros objetos, como animais ou folhas caindo no chão. Isso significa que podem detectar ameaças à segurança reais de forma imediata e enviar um alarme para o celular dos gestores.

Outra opção para reduzir custos e aumentar a segurança do local é integrar o sistema de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) com o sistema de alarmes, gerando respostas sonoras e de luz para intimidar invasores, além de poder contratar um serviço de monitoramento para agregar mais segurança e confiabilidade. Atualmente, as centrais de alarme possuem capacidade para trocar informações com o sistema de CFTV, permitindo reduzir custo de instalação ao eliminar os sensores perimetrais, pois é possível utilizar as câmeras citadas anteriormente que possuem capacidade de identificar humanos para funcionar, também, como sensor do sistema de alarme.

O sistema de segurança com Inteligência Artificial pode ajudar pequenas empresas a minimizar falsos alarmes, o que reduz custos e poupa tempo, portanto há uma economia em longo prazo.

“Com ‘tags’ na cronologia de vídeo é possível procurar pessoas e veículos com rapidez e facilidade, sem necessidade de passar horas debruçado sobre filmagens, pesquisando manualmente”, explica Edson Machado, Gerente de Produtos na Hikvision.