Notícias Corporativas

Empresas no Brasil buscam soluções digitais para obstáculos da supply chain

A crescente consciência das principais vulnerabilidades nas supply chains globais que se tornaram aparentes pela primeira vez durante a pandemia de COVID e que continuam a prejudicar algumas empresas brasileiras está impulsionando uma transformação fundamental na forma como essas empresas operam, de acordo com um novo relatório publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Supply Chain Services de 2023 para o Brasil conclui que, embora a pandemia tenha sido declarada encerrada, diversos desafios significativos permanecem na cadeia de suprimentos, exacerbados pelas atuais condições macroeconómicas e tensões geopolíticas. A aplicação adequada de uma série de novas tecnologias digitais, incluindo IoT, blockchain, impressoras 3D e, especialmente, inteligência artificial, tornará possível superá-las, afirma o relatório do ISG.

“A transformação digital tornou-se um novo imperativo”, disse Bob Krohn, parceiro ISG e industry lead, “As empresas de tecnologia da informação especializadas em supply chain no Brasil têm desempenhado um papel crucial na melhoria das operações da supply chain em vários setores.”

Os fornecedores entregam soluções e serviços que permitem a automação, otimização e integração de processos, aumentando a eficiência operacional, a visibilidade e a tomada de decisões estratégicas mais assertivas, afirma o relatório do ISG. Depois de desenvolverem estas soluções, os fornecedores também assumem a responsabilidade de manter, melhorar e expandir a sua utilização em toda a empresa, afirma o ISG.

De acordo com o relatório do ISG, melhorias drásticas na tecnologia de supply chain levaram a um aumento correspondente na competitividade. Há um número crescente de empresas nativas digitais que formam parcerias com clientes empresariais para desenvolver soluções inovadoras que são, depois, disponibilizadas a outras empresas e setores da economia, afirma o relatório do ISG.

De todas as novas tecnologias disponíveis, a inteligência artificial terá o maior impacto na supply chain, afirma o relatório do ISG. Os avanços na IA, incluindo grandes modelos de linguagem, permitirão que as empresas brasileiras avancem em direção a soluções que abordem longas cadeias de suprimento, volatilidade e uma complexidade crescente de variáveis, afirma o relatório. Grandes quantidades de dados internos e externos, estruturados e não estruturados, armazenados em data lakes, extraídos e analisados, irão gerar novas correlações, insights e modelos de decisão, afirma o ISG.

“O conceito de humanos e máquinas trabalhando em simbiose está se tornando uma realidade”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global do ISG Provider Lens Research. “As aplicações potenciais da IA na supply chain são enormes.”

O relatório também examina como as empresas varejistas brasileiras estão usando a tecnologia blockchain para auxiliar na rastreabilidade de alimentos e aborda o papel que o ESG desempenha nas supply chains no Brasil.

O relatório ISG Provider Lens™ Supply Chain Services 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 39 fornecedores em três quadrantes: Supply Chain Advisory and Consulting Services, Supply Chain IT Operation Services e Supply Chain BPO Services.

O relatório nomeia a Accenture como Líder em todos os três quadrantes, enquanto a IBM é nomeada como Líder em dois quadrantes. Deloitte, EY, ILOS, McKinsey, Stefanini, TCS, Tech Mahindra e XCELIS são nomeadas Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Alvarez & Marsal e BRQ são nomeadas Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

Uma versão personalizada do relatório está disponível em Accenture.

O relatório ISG Provider Lens™ Supply Chain Services 2023 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/

Contato:

Press:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Mobile: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE