DESTAQUESEGURANÇA

Aplicativo que bloqueia celular roubado já está disponível

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a Anatel e instituições do país está disponível para Android e iOS (ainda indisponíveis) e também na web

O novo aplicativo lançado pelo governo federal para agilizar o bloqueio de celular roubado ou furtado (Celular Seguro) já está disponível.  Com ele, vai ser possível bloquear rapidamente, com poucos cliques, o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos de banco.

O objetivo é desestimular esse tipo de crime e reduzir as perdas e a dor de cabeça das vítimas. E é uma medida urgente, levando em conta que, só em 2022, um milhão de celulares forma roubados no país, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A pessoa tem que fazer o download do aplicativo e se registrar com a conta gov.br. Cada cadastrado no Celular Seguro também vai poder indicar pessoas de confiança, que poderão fazer os bloqueios da linha telefônica nesses casos de roubo ou furto.

Assim que o usuário faz o bloqueio, os bancos, a operadora de telefonia e a Anatel são avisados.

Essa ferramenta vai ficar disponível numa página na internet do Ministério da Justiça e também nas lojas de app da Apple e da Google.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, publicou nas redes sociais que, nas próximas semanas, também vai ser possível bloquear SMS e outros aplicativos com o Celular Seguro.

O app foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e instituições do país e está disponível para Android e iOS (ainda indisponíveis) e também na web (já disponível — confira o tutorial logo abaixo). É justamente essa integração que, na promessa do governo, ajuda no bloqueio universal dos celulares roubados, travando desde o IMEI até aplicativos bancários, números de celular e outros sistemas.

Vinculado à conta gov.br, o Celular Seguro também tem uma versão para computador. A recomendação, claro, é que o app seja instalado tanto no próprio aparelho do usuário quanto em outros dispositivos (seus ou de seus familiares, por exemplo), que são usados para realizar o bloqueio em caso de roubo. O software também tem um sistema de pessoas de confiança, que devem ser registradas para bloqueio dos dispositivos.

A promessa do governo é que os dados de furtos e roubos cadastrados no aplicativo serão compartilhados com operadoras de telefonia e serviços financeiros para a realização dos bloqueios. O MJSP, entretanto, lembra que o uso do Celular Seguro não substitui boletins de ocorrência, com os cidadãos ainda precisando procurar as autoridades policiais para registrar o crime.

Como usar o Celular Seguro

Antes de registrar uma ocorrência é preciso cadastrar o celular em sua conta. Feito isso, para bloquear um dispositivo pelo app do governo federal, siga os seguintes passos:

Acesse celularseguro.mj.gov.br;

Clique em “Registrar ocorrência”

Clique em “Meus telefones” (caso seja o dono do aparelho roubado) ou “Telefone de Confiança” (se o aparelho for de um contato conhecido);

Na lista, selecione o celular que será bloqueado e clique em “Alerta”;

Preencha os dados solicitados, com data, hora, estado, cidade e o tipo de situação que levou à perda do aparelho;

Clique em “Emitir” e anote o número de protocolo.

App Celular Seguro, do governo federal, compartilha registro de roubos de smartphones com a Anatel, bancos e outras instituições para bloqueio imediato dos aparelhos (Imagem: Divulgação)

App Celular Seguro, do governo federal, compartilha registro de roubos de smartphones com a Anatel, bancos e outras instituições para bloqueio imediato dos aparelhos (Imagem: Divulgação)

Após o registro, as instituições ligadas ao app Celular Seguro serão notificadas para que o bloqueio de números, IMEI, aplicativos e serviços seja realizado. Mesmo assim, vale a pena entrar em contato direto com as empresas para garantir a segurança dos dados após o roubo do smartphone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *