Notícias Corporativas

Tattoo Week Rio investe em ações sociais para transformar vidas

A Tattoo Week, por meio da associação Tattoo do Bem em parceria com o novo sócio, Alan Spadone, micropigmentador, que criou a AS ACADEMY, escola de micropigmentação chega ao Rio em janeiro, nos dias 19, 20 e 21, no Expo Mag, das 12h00 às 22h00, para realizar sua 11ª edição com a marca registrada da solidariedade. O evento foi incluído no calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro, pela Lei 7.748, de 26/12/2022. 

Estão previstas ações sociais como 100 doações de micropigmentação de sobrancelhas e de reconstrução das aréolas dos mamilos para mulheres com câncer e homens trans e 100 vagas para tatuagem de segurança. O procedimento para micropigmentação de reconstrução das aréolas dos mamilos só poderá ser realizado mediante a apresentação do atestado médico.

“Poder participar de um projeto tão grandioso como esse nos faz realmente acreditar no nosso trabalho e no poder de transformação que exerce sobre a vida de tantas pessoas, ressignificando suas marcas e trazendo de volta a autoestima de cada uma delas”, destaca Spadone.

Dentre as ações sociais, a Tattoo Week arrecada todos os anos toneladas  de alimentos não perecíveis, que são doados a ONGs da cidade. “A Tattoo Week cumpre todos os anos seu papel social e de utilidade pública. Provamos que tatuagem é arte, beleza, saúde e um mercado que cresce fortemente no país”, enfatiza a diretora executiva do evento, Esther Gawendo.

Objetivo das ações é atender pacientes oncológicas que passam ou passaram por tratamento de quimioterapia e que perderam os pelos das sobrancelhas, e também, homens trans que realizaram o procedimento de mastectomia (retirada da mama) e desejam ter suas aréolas redesenhadas, com o auxílio da micropigmentação paramédica e também salvar um  paciente crônico em um caso de desmaio na rua. “Com a marca da doença no antebraço, os socorristas poderão identificar de forma mais rápida qual procedimento adotar”, observa.

Curso de tattoo e piercing promove inclusão

Seguem abertas as inscrições para o curso presencial e gratuito de tatuagem com 15 vagas disponíveis e 100 vagas para piercing voltados a jovens maiores de 18 anos, moradores de favelas do Rio. As inscrições para cada uma das ações devem ser realizadas por meio do Instagram oficial (@tattooweek). O comprovante de endereço deve ser apresentado no dia do curso.

Segundo Esther Gawendo, o objetivo da iniciativa é profissionalizar os jovens das favelas para gerar renda para suas famílias e afastá-los da ociosidade. “Queremos expandir o setor de arte na pele, que tem crescido 30% ao ano no país e constitui um importante mercado gerador de emprego e renda. Queremos dar oportunidade para o jovem poder desenvolver uma carreira e ter uma profissão, podendo tornar-se um empreendedor”, destaca.

O curso de tatuagem será ministrado pela Escola 4 Art Tattoo – Estúdio de Tatuagem e Artes (@4tattoostudios), de São Gonçalo, pelos tatuadores Mandrak e Gilson Dreadlock junto com outros profissionais da equipe. O de piercing, pela própria diretora executiva do evento, Esther Gawendo. Também participam como professores, o tatuador Rapha Lopes (@raphafons), que veio do Morro do Andaraí e pentacampeão na Tattoo Week  e o Gustavo Gomes (@gustavo. tattoo), que começou sua carreira na favela em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Gustavo conta que começou a tatuar Ludmilla quando ambos frequentavam a favela. Rapha e Gustavo, conceituados tatuadores de artistas famosos, querem trazem inspiração a esses jovens, mostrando que é possível transformar sonhos em realidade.

Para o ativista social da favela Santa Marta e padrinho do projeto, Thiago Firmino (@thiagofirmino), a iniciativa da Tattoo Week é muito importante para trazer esperança e renda para jovens de favelas e pode se transformar em um programa de governo desde que apoiado pela prefeitura ou governo do Rio. “Iniciativas como estas, precisam ser valorizadas e apoiadas, para que possamos fazer a diferença na vida destas pessoas. Toda ajuda é bem-vinda”, diz.

Inscrições

Micropigmentação para pacientes oncológicas e homens trans

– 100 vagas disponíveis

Formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWKPhsuHUj_RexqoHWzlck1BIlw3DcE-6xFH1NYIcirvxeqg/viewform

 

Tatuagens de segurança para pacientes crônicos

– 100 vagas disponíveis

Formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3WCi8oEb1jo1GP0w7fo1H1F2aBBprfhSd7VC6zrcXQUHXoA/viewform

Curso de piercing

16, 17 e 18 de janeiro de 2024 no Expo Mag-Tattoo Week Rio de Janeiro (100 vagas disponíveis, divididas em três turmas)

– Todos os participantes receberão certificado de biossegurança e certificado de body piercing

Formulário:

https://forms.gle/9Hy5s6PCLACULcVWA

Curso de tattoo

15,16,17,18 e 19 de janeiro de 2024 no Expo Mag-Tattoo Week Rio de Janeiro (20 vagas disponíveis)

– Todos os participantes receberão certificado de biossegurança e certificado de Curso completo de Tatuador

Formulário:

https://forms.gle/uEJknJcnjFUpUBGQ8

Serviço

Jovens moradores de favelas do Rio podem se inscrever por meio do Instagram (@tattoo week) até 14 de janeiro para os cursos de tatuagem e piercing. Vagas limitadas.

 

Tattoo Week Rio

 EXPO MAG

Data: 19, 20 e 21 de Janeiro de 2024, das 12h às 22h.

Endereço: Av. Paulo de Frontin No.1 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ, 20260-010

O ingresso será gratuito apenas na sexta-feira (19), doando 2 quilos de alimento não perecível na entrada.

Para o sábado (20) e o domingo (21), o ingresso poderá ser adquirido pelo link https://www.ingresse.com/tattoo-week-rio-2024  e diretamente na bilheteria do evento por preços que variam de R$ 40,00 (ingresso social com doação de 2 quilos de alimento não perecível) a R$ 199,90 (combos).