Notícias Corporativas

São Paulo registra alta de 27,6% em roubos e furtos de motos

Um balanço da empresa de consultoria em segurança B4 Risk indicou que 14,4 mil motos foram roubadas e furtadas no estado de São Paulo entre os meses de janeiro e abril de 2023, em uma alta de 27,6% em comparação com o mesmo período de 2022.

O balanço da B4 Risk traz ainda os modelos que mais foram levados pelos criminosos. Em primeiro lugar, está a Honda CG 160, com cerca de 4,5 mil casos de furto ou roubo no período analisado. Já a Honda CG 150 ficou em segundo lugar, com 1,1 mil ocorrências registradas.

“O crescimento se deve a vários fatores, como a falta de fiscalização, a demanda por peças no mercado paralelo, a facilidade de fuga dos criminosos e a vulnerabilidade dos motociclistas”, analisa Michael Hoppe, especialista no tema e diretor da Easyseg, empresa multinacional com atuação no mercado de segurança.

Hoppe explica que há um motivo específico para as motocicletas serem alvo preferencial dos assaltantes: a extrema facilidade de deslocar esse tipo de veículo de um lugar para o outro. Sobre os modelos mais visados, o diretor da Easyseg pontua que algumas motos são mais procuradas pelos criminosos porque têm alto valor de mercado, grande procura por peças e acessórios e maior facilidade de revenda”.

Cuidados no dia a dia

O especialista ressalta a importância de adotar cuidados no dia a dia, especialmente por parte de quem trabalha com delivery e acaba exposto aos perigos das ruas por várias horas. Entre as precauções, estão: estacionar em locais iluminados e movimentados, ter atenção ao parar em semáforos, evitar rotas e horários perigosos.

Outra medida que pode ser tomada é a instalação de um rastreador. “Ele é muito mais barato do que um seguro tradicional. A tecnologia permite localizar a motocicleta, facilitando a recuperação em caso de roubo ou furto”, destaca.

O rastreador traz ainda uma série de funções, como o alerta de ignição (que avisa quando a moto é ligada), bloqueio de veículo e a cerca eletrônica (esta emite um alerta no momento em que a motocicleta sai de uma área previamente delimitada).

Em casos de assalto, a orientação da Polícia Militar (PM) é clara: não reagir e não entrar em embate físico com os criminosos. Assim que o crime acontecer, a vítima deve acionar as autoridades para que seja feito o boletim de ocorrência. Se a moto já contar com o rastreador, é importante que a empresa responsável seja avisada o quanto antes para localizá-la.

Para saber mais, basta acessar: https://easyseg.com/