Notícias Corporativas

De IA a games: Full Sail University lança concursos focados em tecnologia

A Full Sail University, universidade sediada na Flórida, nos Estados Unidos, lançou a nova edição de três concursos acadêmicos internacionais para jovens de 13 a 17 anos de idade. Os desafios vão testar habilidades e possibilitar o aprendizado em áreas como desenvolvimento de games, design, audiovisual e inteligência artificial (IA).

Entre 5 de fevereiro e 19 de março de 2024, os interessados poderão se inscrever para a Maratona da Criatividade. Nesse concurso, o objetivo é produzir um vídeo de até 3 minutos com soluções inovadoras que ajudem a cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (um plano global de metas econômicas, sociais e ambientais).

O segundo desafio leva o nome de Game Jam, no qual os estudantes deverão apresentar uma ideia para um jogo digital, pensando não apenas no conteúdo, mas também em como o produto seria monetizado. As inscrições estarão abertas de 22 de abril a 7 de maio.

Por fim, o desafio Tech Fest convida os alunos a desenvolver trabalhos em áreas 

como criação de personagem 3D, layout de aplicativo, projeto com uso de IA e jogo interativo. O prazo de inscrição começa em 5 de agosto e vai até 10 de setembro. 

Todo o processo é gratuito e será feito de forma on-line, envolvendo escolas e professores, além dos próprios estudantes. Para ajudar no aprendizado e no cumprimento dos desafios, a Full Sail University disponibilizará mentorias virtuais em sua plataforma. 

Os vencedores ganharão prêmios que vão de drones e mesas digitalizadoras a kit gamer com teclado, headset e mouse (os prêmios variam conforme o concurso escolhido, sendo necessário consultar o regulamento de cada um).

“Game Jam, Tech Fest e a Maratona da Criatividade representam não somente a oportunidade de experiência nos mercados de jogos, projetos de tecnologia e produção audiovisual, como também momentos de reconhecimento por meio das certificações e premiações”, explica Carol Olival, community outreach director (diretora de alcance da comunidade, em tradução literal ao português) da Full Sail University no Brasil.

Foco nas profissões do futuro

A proposta dos desafios vai ao encontro das tendências para o futuro do mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa de 2023 do Fórum Econômico Mundial, as profissões ligadas à tecnologia serão as grandes protagonistas nos próximos anos.

O relatório cita os seguintes cargos como promissores: especialista em IA e machine learning, analista de segurança da informação, especialista em big data, especialista em transformação digital, entre outros.

A economia criativa (ligada ao audiovisual e games, por exemplo) também é destaque. Mundialmente, o setor movimenta cerca de 985 bilhões de dólares – aproximadamente R$ 4,8 trilhões, na cotação atual. A previsão é que essa indústria torne-se responsável por 10% do PIB (Produto Interno Bruto) de todo o mundo até 2030, segundo estimativa da plataforma G20 Insights.

Diante dos dados, Olival avalia que, ao participar dos concursos da Full Sail University, os estudantes poderão ter um contato mais próximo com áreas da tecnologia e da economia criativa. “São oportunidades que proporcionam uma dimensão interessante sobre o que os jovens podem produzir e, para todos os participantes, a possibilidade de crescimento dentro de um contexto repleto de desafios e aprendizados”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://www.instagram.com/fullsailbrazilcommunity/