Notícias Corporativas

Saúde da boca interfere na qualidade de vida

A Associação Brasileira de Odontologia do Estado de São Paulo (ABO-SP) destaca o papel que os cirurgiões-dentistas desempenham em todas as áreas da saúde, ressaltando sua importância em promover não apenas a saúde bucal, mas também a saúde geral dos pacientes.

Os cirurgiões-dentistas são profissionais essenciais na prevenção, diagnóstico e tratamento de uma variedade de condições bucais, desde cáries e doenças gengivais até problemas mais complexos, como câncer oral e deformidades craniofaciais. No entanto, seu impacto vai além da boca, influenciando diretamente a saúde e o bem-estar geral de uma pessoa.

A saúde bucal está intrinsecamente ligada à saúde geral“, afirma o professor cirurgião-dentista, Mário Cappellette Jr., presidente da ABO-SP. “Problemas bucais não tratados podem levar a complicações sérias, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e riscos para durante a gravidez. Portanto, é crucial que os cirurgiões-dentistas sejam reconhecidos como parte integrante da equipe de saúde em todas as especialidades médicas.”

A colaboração entre cirurgiões-dentistas e outros profissionais de saúde é reconhecida como uma prática que assegura cuidados abrangentes aos pacientes. Esta colaboração pode assumir diferentes formas, incluindo abordagens interdisciplinares, transdisciplinares ou multiprofissionais. Cirurgiões-dentistas trabalham em conjunto com médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros especialistas, visando oferecer um cuidado integrado que atenda tanto às necessidades bucais quanto às gerais dos pacientes. Este modelo de colaboração promove uma melhor coordenação dos cuidados de saúde e uma abordagem mais holística para o tratamento dos pacientes.

A ABO-SP é uma instituição que promove a educação e o desenvolvimento profissional dos cirurgiões-dentistas em São Paulo. Ela oferece programas de aperfeiçoamento continuado, cursos, workshops e eventos científicos com o objetivo de manter os profissionais atualizados sobre as tendências e avanços na odontologia.

“A entidade está comprometida em fortalecer a posição dos cirurgiões-dentistas como membros essenciais da equipe de saúde”, acrescenta Cappellette. “Nossa missão é garantir que nossos profissionais tenham as habilidades, conhecimentos e recursos necessários para fornecer o mais alto padrão de cuidado aos pacientes, promovendo assim a saúde bucal e geral em toda a sociedade.”

No contexto atual, em que a saúde preventiva e a colaboração entre diferentes profissionais da área médica ganham destaque, é relevante destacar o papel dos cirurgiões-dentistas em diversos aspectos da saúde. A Associação Brasileira de Odontologia – São Paulo (ABO-SP) está comprometida com a  promoção da qualidade odontológica e na representação dos interesses dos profissionais, no âmbito estadual, bem como no nacional e internacional.