Notícias Corporativas

Elas São Feras conta histórias de brasileiras pioneiras

O podcast “Elas São Feras”, que busca desafiar estereótipos ao destacar histórias de vida de brasileiras pioneiras, foi lançado no dia 1º de abril. Idealizado pelo grupo de pesquisa e produção teatral Companhia Delas, o projeto sem fins lucrativos tem como público-alvo crianças e jovens de 7 a 12 anos e contará as trajetórias da engenheira Enedina Alves Marques, da botânica Graziela Maciel Barroso, da psiquiatra Nise da Silveira e da médica sanitarista Zilda Arns.

Cada um dos quatro episódios, com aproximadamente 15 minutos de duração, mergulha na vida e obra de uma mulher notável, e será apresentado por Valentina Sanchez, uma menina de 11 anos, trazendo ainda mais conexão com o público infanto-juvenil. As atrizes Aline Marta, Bianca Machado, Flávia Imirene e Vanise Carneiro, foram convidadas para viver as protagonistas de cada episódio. Suas vozes representam as regiões, idades e particularidades das mulheres retratadas. O projeto conta, ainda, com a presença de outros nove atores de diversas faixas etárias e de Gabi Nyarai, rapper, poeta e free stylera paulistana, que canta uma faixa em homenagem a cada uma das personagens título ao final de cada episódio.

Para ampliar o alcance do projeto e conectar arte, cultura e educação, foram estabelecidas parcerias estratégicas com a Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas da Cidade de São Paulo; e o coletivo paulistano Baderna Literária.

A COPED levará o projeto a 100 grupos da Academia Estudantil de Letras (AEL), fornecendo materiais de divulgação e intermediando encontros da Companhia Delas com educadores para discutir formas de incorporar o conteúdo nas salas de aula. O Coletivo paulistano Baderna Literária, em parceria com os “Poetas Ambulantes”, estacionará sua kombi em quatro equipamentos culturais, veiculando os episódios do podcast nos alto-falantes e distribuindo adesivos para os frequentadores desses espaços.

Além disso, por meio da parceria com a Central de Bibliotecas Municipais, o projeto será divulgado em mais de 50 bibliotecas espalhadas pela cidade de São Paulo, com cartazes contendo arte e QRCode direcionando para o podcast.

“Elas são Feras” visa democratizar o acesso ao conhecimento, especialmente nas periferias, conectando o conteúdo com a educação. “Com um aspecto educacional significativo, queremos que o podcast possa ser utilizado também em salas de aula, instigando o trabalho dos educadores e ampliando o diálogo entre arte, cultura e educação”, compartilha Thaís Medeiros, diretora do projeto, que tem patrocínio da GAMARO via lei de incentivo do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC).

As “Feras” desta temporada, que estreou no Spotify e Youtube da Companhia Delas, são: 

Enedina Alves Marques (1913-1981) – foi uma professora e engenheira brasileira. Formou-se em Engenharia Civil em 1945 pela Universidade Federal do Paraná, entrando para a história como a primeira mulher a se formar em engenharia no estado e a primeira engenheira negra do Brasil.

Graziela Maciel Barroso (1912-2003) – foi uma naturalista e botânica brasileira. Conhecida como a Primeira Dama da Botânica no Brasil, foi a maior taxonomista de plantas do país.

Nise da Silveira (1905-1999) – foi uma médica psiquiatra brasileira. Reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, foi aluna de Carl Jung e revolucionou o tratamento mental no Brasil

Zilda Arns (1934-2010) – foi uma médica, pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
 

A Companhia Delas, formada por cinco atrizes e atuante desde 2001, tem como missão unir Cultura, Educação e incríveis histórias de vida, oferecendo uma alternativa envolvente de entretenimento e inspirando a próxima geração com novos modelos femininos.

Ficha técnica – Podcast “Elas São Feras!”

Apresenta: Gamaro

Produção: Companhia Delas e Segunda Casa Produções Artísticas

Realização: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Promac.

Vozes: Valentina Sanchez, Fábio Espósito, Aline Marta, Bianca Machado, Flávia Imirene, Vanise Carneiro, Beatriz Bastos, Ernani Sanchez, Jéssica Lamana, Joaquim Balieiro, Julia Ianina, Mariana Melgaço, Paula Weinfeld e Rhena de Faria.

Vozes na canção Elas são Feras: Gabi Nyarai, Valentina Sanchez, Beatriz Bastos, Joaquim Balieiro e Bento Balieiro

Direção Geral: Thaís Medeiros

Roteiro e pesquisa: Fernanda Castello Branco e Julia Ianina

Produção musical:  Morel 

Com trilha sonora original, sound design, edição de som e mixagem: Arthur Decloedt e Charles Tixier

Assessoria em Mídias Sociais: Oh! Serviços Criativos 

Promoção: Coletivo Baderna Literária

Produção Executiva: Cecília Magalhães

Assistentes de produção: Fernanda Castello Branco e Paula Weinfeld

Administração: Segunda Casa Produções Artísticas e Culturais

Idealização: Companhia Delas
 

Cia Delas:

Link – Instagram