BRASIL

Considerada a mais importante do agronegócio mundial, cultura da soja é tema de aula prática de alunos do Grupo UniEduK

Inegavelmente, a cultura da soja é, atualmente, a mais importante do agronegócio mundial. Por isso, o tema não poderia ficar de fora do curso de Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK, que não apenas ensina na teoria como também na prática de campo como a que passaram os alunos do 7º semestre na FAAGROH. 

Nesse sentido, orientados pelos professores Diego Pereira, Isabella M. Lucon e Ronan Machado (gestor acadêmico do curso), os alunos foram estimulados a partir de metodologias ativas a fim de fixarem melhor o conteúdo técnico empregado. “É fundamental para o futuro profissional, o conhecimento técnico para garantir a segurança e a qualidade dos produtos, incrementar a produção, a produtividade e a competitividade, além de atender às exigências dos mercados internacionais e à legislação brasileira”, destaca Ronan.

De acordo com o gestor do curso: “Somente em 2018, a cultura da soja movimentou cerca de 31,7 bilhões de dólares. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, atrás apenas dos EUA. Na safra 2016/2017, a cultura ocupou uma área de 33,89 milhões de hectares, o que totalizou uma produção de 113,92 milhões de toneladas”, conta. 

Em seguida, o docente comenta sobre a importância da cultura da soja para a agronomia e, sobretudo, sobre o posicionamento do Brasil neste mercado. “A Engenharia Agronômica tem interferência direta na agricultura brasileira, que vive um bom momento se comparado aos outros ramos do agronegócio, e a soja se destaca como um dos principais produtos. A cultura está dando bom retorno financeiro ao produtor e, um dos fatores, são as boas condições climáticas dos últimos anos, e outros são os investimentos em práticas agrícolas e tecnológicas, que também estão contribuindo para colheitas recordes”, salienta. 

Como resultado de tudo isso, a sociedade é beneficiada enquanto os estudantes são estimulados a aprofundarem sobre o tema, que, sem dúvida, poderá fazer parte do dia a dia profissional dos futuros engenheiros agrônomos. “O complexo soja é composto por grãos, farelo e óleo de soja. E constitui uma das principais commodities (produtos que funcionam como matéria-prima) mundiais. A economia nacional e mundial depende direta e indiretamente dessa cultura agrícola”, conclui Ronan. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *