AMAZONAS

Ângelus quer serviço de água igualitário no Amazonas e união de políticas para o setor produtivo

Ângelus Figueira (DC) cumpriu nesta quarta-feira (24), suas primeiras agendas externas como deputado estadual. O parlamentar se reuniu com o superintendente do Ministério da Agricultura no Amazonas, Guilherme Pessoa e com o diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas, Armando do Valle. Ao primeiro, sugeriu união das políticas do governo federal, com todas as instituições e o setor produtivo. Na Cosama, pediu ampliação e qualidade dos serviços de água para as comunidades que vivem em situação de calamidade.

“O interior clama por esse padrão de serviço que a Cosama presta em 14 municípios e que fazem parte do marco regulatório do saneamento básico. Porém, nos assusta a realidade perversa das pessoas que estão fora deste leque. Existem exceções, é claro, onde o serviço está a contento. Nos casos contrários, entendemos que há falta de recursos. Porém, a maioria vive em situação de calamidade, principalmente as grandes comunidades ribeirinhas”, justificou o deputado.

Armando do Valle adiantou que, em abril, a Cosama entregará cinquenta equipamentos para levar água às comunidades ribeirinhas, por meio do Programa “Água Boa”.

O diretor-presidente contou ainda que a Companhia possui solicitação de vinte cidades para que assuma o serviço de água, como Humaitá, Boca do Acre e São Gabriel da Cachoeira.

“No início do governo Wilson Lima, nós assumimos as 12 cidades que eram antigas da Cosama e tinha problemas de todas as ordens, como falta de gestão equipamentos, dentre outros. Nestes dois anos, admitimos mais duas cidades, Atalaia – que tinha água contaminada e Nova Olinda do Norte. Hoje, essas duas cidades estão contempladas nas nossas 14 unidades e recebem todo o trabalho que desenvolvemos com água potável, tratada e de qualidade”, disse.

Agricultura
Durante a reunião na sede do Ministério da Agricultura no Amazonas, Ângelus Figueira considerou que a geração de alternativas para o Modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), que é uma benção para o Estado, passa pelo Ministério da Agricultura.
“Passa pelo pequeno, pelo médio e pelo grande produtor. O Amazonas precisa desta pauta para que o interior possa, economicamente, tornar-se viável porque a situação é extremamente preocupante. Então, nós estamos conversando com as pessoas que cuidam dessas políticas. E nesta primeira visita, vinhemos ao representante do governo federal que é responsável pelas políticas do setor da agricultura, da pecuária. E com certeza vamos conseguir excelentes resultados com a parceria de todos nós e o governo federal”, anseia.
O representante do governo federal avaliou positivamente a ida do deputado estadual à sede.
“Para nós é muito relevante pela importância e significado do deputado que tem toda uma representação e identificação com o setor primário há muito tempo. Para nós é uma honra termos um representante do setor na Assembleia Legislativa e estamos a total disposição do mandato do deputado para apresentarmos e unirmos as políticas do governo federal aos projetos que vão incrementar o setor”, contou Pessoa.

One thought on “Ângelus quer serviço de água igualitário no Amazonas e união de políticas para o setor produtivo

  • Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *