MANAUS

Prefeitura de Manaus participa de curso de capacitação para Habitação de Interesse Social

Profissionais da Prefeitura de Manaus participam, durante três dias, do curso de Capacitação em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) voltado para profissionais de arquitetura e urbanismo e agentes públicos. O curso é promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Amazonas (CAU-AM), em parceria com a faculdade Santa Teresa, sendo realizado desta quinta-feira, 9/12, até sábado, 11/12, contando com a presença de seis profissionais do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). A programação acontece a partir das 17h, na faculdade Santa Teresa, localizada na rua Acre, nº 200, bairro Nossa Senhora das Graças, bairro Vieiralves, zona Centro-Sul.

Diversos palestrantes nacionais vão expor o cenário e atuação no campo de habitação em interesse social no âmbito público e privado, com teoria e prática, além de promover uma jornada de arquitetura e urbanismo.

Com a promulgação da Lei 11.888/2008, conhecida como a Lei da Assistência Técnica à Moradia de Interesse Social, o Brasil passou a assegurar às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita ao projeto e à construção de habitação de interesse social.

O objetivo era colaborar significativamente para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira através da sustentabilidade da moradia das famílias mais necessitadas e de seu entorno. A lei indica que o direito à moradia, à cidade e à arquitetura é de todos os brasileiros, instaurando uma nova dimensão cultural no processo de urbanização das cidades brasileiras: a busca da qualidade do espaço construído.

“A busca pela qualidade urbana e na moradia acaba ampliando a democratização do trabalho de arquitetos, engenheiros e demais profissionais que contribuem para a cadeia construtiva dos novos assentamentos populacionais. A habitação de interesse social sempre foi um tema prioritário para os arquitetos brasileiros e a Prefeitura de Manaus tem uma série de ações propondo a reabilitação de espaços no Centro Histórico, com esse foco”, explica o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Hoje, se estima que 60% das edificações no país são construídas informalmente, sem o direito à arquitetura ou pela falta de acesso aos profissionais ou desconhecimento da legislação. Mais do que mudar a paisagem, a assistência ajuda a ter um padrão de urbanização nas cidades e de qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *