AMAZONASDESTAQUE

Wilson Lima cumpre agenda em Brasília para tratar sobre combate ao trafego de drogas e festival folclórico de Parintins

No Ministério do Turismo, o governador do Amazonas pediu apoio para reduzir o preço das passagens durante o festival e, com ministro da Segurança Pública, reivindicou a abertura de mais uma Base Arpão

Em Brasília, o governador Wilson Lima se reuniu, nesta quarta-feira (30/03), com os ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e do Turismo, Gilson Machado, para tratar, entre outros assuntos, sobre o alto custo das passagens áreas para Parintins, que pode impactar na realização do 55º Festival Folclórico do município, e o combate ao tráfico de drogas no estado.

O primeiro compromisso na Esplanada dos Ministérios foi com Anderson Torres. Wilson Lima agradeceu o envio de 23 viaturas para reforçar os trabalhos das forças de segurança do Amazonas e convidou o ministro para vir a Manaus para participar da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, em junho. O reforço para a frota está sendo transportado para o Amazonas.

O governador também convidou Anderson Torres para visitar a Base Arpão no município de Coari, referência nacional de combate ao crime em área de fronteira de forma integrada. Na oportunidade, Wilson Lima pediu apoio do ministério para ampliação de ações deste tipo na região.

“Fiz um apelo para que haja apoio do Governo Federal para a implantação de mais uma base a exemplo da Base Arpão, que fica no rio Solimões para combater o tráfico de drogas”, frisou o governador.

Com o ministro Gilson Machado, do Turismo, a pauta foi sobre a realização do Festival Folclórico de Parintins nos dias 24, 25 e 26 de junho. Acompanharam o governador na agenda, o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, e os presidentes dos bumbás Caprichoso, Jender Lobato, e do Garantido, Antonio Andrade.

 Wilson Lima destacou a importância do festival para a economia do município e ressaltou a importância do apoio do governo Federal para a realização da festa. “Nós temos algumas operações que dependem do Governo Federal como pousos e decolagens (de aviões), que são realizadas pelo Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo). E o Ministério do Turismo tem esse papel de intervenção junto ao Ministério da Defesa”, explicou o governador.

Em relação ao aumento do preço das passagens para a ilha, o governador pediu ajuda do ministro para intervir junto às companhias aéreas. “Quanto mais oportunidade eu tiver para as pessoas irem à ilha, melhor para a economia da região. Com as passagens neste preço, o público acaba sendo afastado. É um complicador para o Amazonas, um complicador para o festival”, destacou o governador. Ele também solicitou aumento do patrocínio federal para a realização do festival.

Ainda no Ministério do Turismo, o governador tratou sobre a instalação de um escritório do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) no Amazonas. Segundo Wilson Lima, o escritório dará agilidade para a implantação de políticas voltadas para o turismo no Amazonas, em especial aquelas voltadas para a geração de emprego e renda. A unidade da Embratur no Amazonas vai funcionar na segunda etapa do Centro de Convenções Vasco Vasques.

Fotos: Divulgação / Secom e Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *