Notícias Corporativas

Combustíveis Sustentáveis no segmento do GLP será tema central de seminário

Para alavancar a importância de discutir a transição energética no âmbito do Gás liquefeito de Petróleo (GLP), a Supergasbras e a SHV Energy, líder mundial na distribuição de GLP, vão realizar nos próximos dias 10 e 11 de outubro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Sustentabilidade Que Move o Mundo – 2º Seminário de Gases Combustíveis Sustentáveis.

Neste evento, representantes de empresas do setor, agências de energia e universidades discutirão os desafios, as perspectivas e as oportunidades para estimular o desenvolvimento de gases liquefeitos renováveis.

Com transmissão online a partir das 9h (10/10) e às 10h (11/10), o seminário terá cinco macrotemas:

– Desafios e oportunidades em Biocombustíveis Gasosos Liquefeitos; 

– Iniciativas das empresas para um portfólio mais sustentável; 

– A jornada dos combustíveis renováveis nas empresas: do desenvolvimento à comercialização; 

– Os avanços em P&D para novos e otimizados processos de produção de combustíveis renováveis; 

– Oportunidades de financiamento e colaboração entre governo, academia e indústria para participantes em todas as cadeias de valor de matéria-prima, conversão e distribuição.

“Em 2021, a Supergasbras lançou o Programa Combustíveis Sustentáveis para complementar os esforços da companhia nessa jornada. Nosso principal objetivo é avançar, junto com parceiros, no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis e sua comercialização para o segmento off grid”, diz o presidente da Supergasbras, Júlio Cardoso. “O GLP já é um gás combustível eficiente, mais limpo e com baixa emissão de carbono. Mas, queremos mais. A meta da SHV Energy é comercializar até 2040 alternativas renováveis e sustentáveis no mesmo volume de combustível fóssil distribuído em 2015 pelo Grupo. E estamos juntos neste caminho”, completa.

Em 2021, de forma pioneira no Brasil, a Supergasbras iniciou a discussão do tema no segmento do GLP ao realizar a primeira edição do seminário. Na ocasião, os debates foram aprimorados pela sessão de perguntas e respostas com mais de 170 participantes de todo o mundo que marcaram presença no evento online.

“Nosso maior objetivo do encontro em 2022 é continuar esta jornada e impulsionar o desenvolvimento de biocombustíveis com foco particular em gases liquefeitos renováveis, como biopropano, biobutano (versões renováveis do GLP), biometano e éter dimetílico renovável (rDME)”, explica Priscila Maziero, Gerente de desenvolvimento de Biocombustíveis da Supergasbras.