Notícias Corporativas

Festival MegaCities ShortDocs 2022 revela seus vencedores

O MegaCities Short Docs, festival de documentários cidadãos de caráter global, voltado para questões urbanas sustentáveis e de impacto social, lançado há 8 anos em Paris e que chegou ao Brasil numa parceria da marca São Paulo São com a Métropole du Grand Paris e a Film 4 Sustainable World anunciou os melhores curtas da edição 2022. São produções inscritas na primeira edição promovida no país e na oitava competição internacional. 

A 8ª edição do festival e o Brasil

O Festival é válido para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes, (530 no mundo, 17 no Brasil), incluindo as megacidades. No Brasil, o Festival recebeu mais de 80 inscrições de inúmeras cidades do país no período de maio e outubro de 2022. 

O São Paulo São e a TV Cultura se associaram para a promoção do Festival no Brasil e para exibir um especial sobre o tema no próximo dia 22 dezembro às 23h dando início a uma série de programas com foco em questões urbanas sustentáveis e de impacto social, em parceria com o MegaCities ShortDocs, a ONG Métropole du Grand Paris e a Film 4 Sustainable World.

Ao dar voz a quem luta diariamente por cidades mais resilientes e mais justas, esses documentários, traçam um retrato das principais questões urbanas atuais e futuras. Para os realizadores, as mudanças climáticas e as desigualdades sociais não são mais uma fantasia. Coleta de lixo, comunidades lutando contra urbanização sem limites e defesa da dignidade humana, são todas iniciativas cidadãs cujas mensagens e ideias devem ser ouvidas e compartilhadas.

Os vencedores nacionais

Melhor Curta: “Progresso de Quem?” Izadora Andrade (São Paulo).

Nas ruas de São Paulo, os catadores são os agentes ambientais que cuidam do lixo com o qual ninguém quer lidar. Seu esforço não é reconhecido por muitos, mas o projeto Pimp My Carroça trabalha desde 2012 para abraçar a causa.

Melhor Curta Estudante: “O Cinema que Veio do Sol”. Thiago Morine (ESPM – São Paulo).

Curta sobre o CineSolar, o primeiro cinema itinerante brasileiro movido a energia solar, levando o cinema a comunidades carentes e promovendo oficinas sobre sustentabilidade e energia solar.

Menções honrosas

Crise Climática Urbana: “Amazônia Passa Aqui”. Aline Cavalcanti Mendonça (São Paulo).

“Amazônia Passa Aqui” é um movimento que junta mobilidade urbana e meio ambiente. O curta mostra o Manifesto promovido pelo movimento em 7 capitais brasileiras durante o ano de 2022. O objetivo é sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservação da maior floresta tropical do mundo e proteção dos povos tradicionais e indígenas.

Proximidade Feliz / Cidade de 15 minutos: “Ecocidade – A cidade precisa de você”. Pedro Urano (São Paulo).

O curta mostra como o projeto “ECOCIDADE” trabalha com o intuito de tornar alimentos saudáveis e livres de venenos acessíveis a populações vulneráveis e periféricas, além de estimular uma economia local baseada na circularidade do sistema alimentar.

Melhor Iniciativa Urbana: “Casulo Prá Rua”. Pedro Palaia (São Paulo).

O curta-metragem acompanha a rotina de entregas do projeto “Casulo Pra Rua” que produz e distribui sacos de dormir quentes e impermeáveis para a população em situação de rua de São Paulo e oferece trabalho e renda digna para as costureiras em situação de vulnerabilidade. O projeto foi criado em abril de 2021 pela estilista Bibi Fragelli e a roteirista Patrícia Curti, e já entregou até o momento 6.339 Casulos.

A ONG Métropole du Grand Paris responsável pela criação do MegaCities Short Docs anunciou os vencedores globais e premiou os ganhadores da 8ª edição em Paris.

Os Melhores curtas internacionais

A cerimônia de premiação do Festival e o anúncio dos vencedores aconteceu nesta quinta, 15 de dezembro, no MK2 Quai de Seine, em Paris. 

  1. The Best MegaCities-ShortDoc Maker Award: They don’t need to know, Yogi Tujuliarto (Jakarta, Indonesia) 
  2. The Best Positive ShortDoc Award: Be the blessing, Mat Cerf (Seattle, USA) 
  3. The Best Student Award: Jumantara of Bantar Gebang, Felicia Salvina (Bekasi, Indonesia)
  4. The Urban Climate Crisis Prize: E-waste Jamshedpur, Joel Michael (Jamshedpur, India) 
  5. The Best Urban Initiative Prize: The rain collector, Jeffri Kaharsyah (Jakarta, Indonesia) 
  6. O Prêmio Cidade de 15 minutos: Ecocidade, a cidade precisa de Agroecologia (São Paulo, Brazil)
  7. The Greater Paris Metropolis Prize: La cité fertile, Chloé Carpentier (Paris, France)

Apoios

A iniciativa no Brasil contou com o apoio institucional da TV Cultura, da ESPM – Escola Superior de Propaganda & Marketing, da CCFB – Câmara de Comércio França Brasil, da SMRI – Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. Teve ainda o apoio do Canal Curta!, do Portal Earth News Terra, da RA Filmes e do Jornal Meio & Mensagem.

O MegaCities Short Docs anunciou os vencedores globais e premiou os ganhadores da 8ª edição em Paris.

Os Melhores curtas internacionais

The Best MegaCities-ShortDoc Maker Award
– They don’t need to know, Yogi Tujuliarto (Jakarta, Indonesia) 
The Best Positive ShortDoc Award
– Be the blessing, Mat Cerf (Seattle, USA) 
The Best Student Award
– Jumantara of Bantar Gebang, Felicia Salvina (Bekasi, Indonesia)
The Urban Climate Crisis Prize
– E-waste Jamshedpur, Joel Michael (Jamshedpur, India) 
The Best Urban Initiative Prize
– The rain collector, Jeffri Kaharsyah (Jakarta, Indonesia) 

O Prêmio Cidade de 15 minutos

– Ecocidade, a cidade precisa de Agroecologia (São Paulo, Brazil)
– The Greater Paris Metropolis Prize
– La cité fertile, Chloé Carpentier (Paris, France)

Sobre a Grande Metrópole de Paris

A Métropole du Grand Paris foi criada em 1 de janeiro de 2016. Foi fundada pela lei de 27 de janeiro de 2014 sobre a Modernização da ação pública territorial e a afirmação das metrópoles, e reforçada pela lei de 7 de agosto de 2015 sobre Novas organizações da República. 

Sobre a Film 4 Sustainable World

A Films4SustainableWorld é uma associação de interesse público fundada em Paris, em 2014, com objetivo de compartilhar iniciativas inspiradoras por meio de filmes que destacam soluções locais com impactos sociais e ambientais positivos na vida dos cidadãos do mundo.

O site do MegaCities ShortDocs: https://www.megacities-shortdocs.org/?lang=pt
O site films4sustainableworld: http://films4sustainableworld.org/
O Portal São Paulo São: www.saopaulosao.com.br