DESTAQUESEGURANÇA

Vídeo de salvamento de banhista viraliza e guarda-vidas de Presidente Figueiredo viram heróis na internet

Gabriel Soares, turista de Manaus, socorrido pela dupla de guarda-vidas Erivelton Santos (piloto) e Felipe Carioca, que fez o resgate, não sofreu escoriações e foi liberado, sem precisar ir ao hospital

O resgate do turista manauara Gabriel Soares que, se afogou na Corredeira do Urubuí, realizado pela  equipe de guarda-vidas do Grupamento Especializado em Resgate, Salvamento Aquático e Combate a Incêndio (Gersci) da Defesa Civil do Município de Presidente Figueiredo, Erivelton Santos (piloto) e Felipe Carioca, ocorrido na manhã de domingo (19/2), seria apenas mais um salvamento, se a ação deles, não tivesse sido gravada em vídeo, que viralizou na internet.

Pelo desempenho e eficiência no resgate, salvando a vida do banhista, que veio a Presidente Figueiredo participar do Carnachoeira 2023, os dois guarda-vidas receberam parabenizações públicas da prefeita Patrícia Lopes e do governador do Amazonas, Wilson Lima, e de milhares de internautas, em posts que se multiplicam a cada compartilhamento.

De serviço, nesta segunda-feira (20/02), os dois acabaram virando o centro das atrações, dando entrevistas para emissoras de televisão e portal de notícias e, aproveitaram para pedir cautela e prudência aos banhistas.

“Diariamente, estamos aqui na Corredeira do Urubuí, para oferecer uma sensação maior de segurança para os banhistas e, não foi diferente no domingo, por isso, conseguimos atender o ocorrido com rapidez e agilidade, evitando uma fatalidade”, destacou Felipe Sema, que resgatou Gabriel da água, durante o afogamento.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Presidente Figueiredo, Ronaldo Lima da Silva, durante o período do Carnachoeira, que começou na sexta-feira (17/02) e segue até terça-feira (21/02), um efetivo de onze guarda-vidas estarão de prontidão na Corredeira do Urubuí, para atender qualquer tipo de ocorrência em que a vida dos banhistas esteja sob ameaça.

“Sempre que percebemos algum comportamento mais imprudente do banhista, fazemos a abordagem e orientamos, entretanto, sempre há aquele turista desavisado, que vê a garotada moradora de Figueiredo pulando na Corredeira, acha que é fácil e acaba pulando também e resulta nesse tipo de situação, como ocorreu no domingo”, destaca o coordenador.

Ronaldo da Silva lembra que, no caso de Gabriel Soares, foram feitos os procedimentos de praxe, durante o resgate e, depois, em terra, e ele foi liberado, sem precisar ter que ir para o hospital.

“A equipe de salvamento de resgate de Presidente Figueiredo, nossos guarda-vidas, estão sempre de prontidão, embora, nosso desejo seja de que não ocorra nada, mas, caso ocorra, as equipes estarão a postos para dar uma pronta resposta”, garante.

Ronaldo chama atenção ainda, que devido às fortes chuvas, a corredeira fica mais agitada e, é necessário que os banhistas tomem precauções. Além disso, é essencial que todos os visitantes evitem os locais de risco durante as chuvas, principalmente sob efeito de bebidas alcoólicas, que é comum nesse período de festas.

Fotos: Divulgação/Dircom-PF

Veja o Vídeo do Resgate

https://fb.watch/iPiNqsgWry/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *