DESTAQUEMANAUS

Após 30 anos, donos de imóveis do conjunto Nova República poderão ter imóveis regularizados

Força tarefa da prefeitura de Manaus e da Suhab tratam do licenciamento e regularização das cerca de 600 unidades habitacionais, localizadas na zona Sul da capital amazonense

Em uma nova rodada de cooperação entre prefeitura de Manaus e governo do Estado, com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), para dar celeridade à agenda de regularização urbana e fundiária, a diretoria da autarquia e equipe técnica da superintendência começaram a trabalhar no licenciamento do conjunto Nova República, no Distrito Industrial, zona Sul.

A parceria entre as instituições já promoveu a regularização e licenciamento, com entrega do Habite-se, no Nova Cidade e conjuntos habitacionais do Programa Social e Ambiental de Manaus (Prosamin).

O Nova República surgiu no início dos anos 1990, quando nem existia a estrutura do Implurb, mas, sim, a extinta Empresa Municipal de Urbanização (Urbam). A estimativa é beneficiar 600 unidades habitacionais com a retomada do licenciamento urbano.

Para o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, incluindo uma solicitação do vereador Alonso Oliveira (Avante), estão sendo retomadas as tratativas para a regularização com a parceria prefeitura e governo no licenciamento urbano.

“São imóveis que foram construídos e entregues, mas cuja titularidade e documentação não foi concluída para dar segurança jurídica às famílias. Queremos proporcionar o mesmo que já foi feito com conjuntos do Prosamin e Nova Cidade”, afirmou.

Conforme o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, trata-se de uma demanda da população que visa beneficiar moradores que receberam suas casas há mais de 30 anos.

“Vamos buscar a regularização para dar o que é de direito, o registro, ao que a população já tem de fato. O conjunto havia sido previamente aprovado, pelo Implurb, nos anos 90, mas houve um processo judicial no decorrer da tramitação e uma impugnação. Agora se passaram mais de 30 anos e as partes estão buscando fazer a regularização para beneficiar a população”, comentou Jivago.

Ele completou que o instituto vai atuar para a emissão do Habite-se e a Suhab para a regularização fundiária de cada casa.

Moradores e mutuários do Nova República também participaram desta primeira reunião e um novo encontro ficou agendado para o dia 26 de maio, no Implurb, enquanto técnicos da Diretoria de Operações (Diop) e Gerência de Parcelamento do Solo (GPS) vão resgatar documentos do que foi licenciado à época.

“Vamos buscar a viabilidade, de forma técnica e jurídica, para que os moradores possam receber os documentos, como o Habite-se”, finalizou Andrade.

Parceria

A parceria entre os órgãos iniciou com o Termo de Cooperação com o objetivo de alinhar a regularização fundiária e urbana de vários conjuntos e residenciais edificados há décadas no Amazonas. Com isso, na zona Norte de Manaus, foram regularizadas 412 unidades habitacionais do conjunto habitacional Renato Souza Pinto e mais de 9 mil unidades do conjunto habitacional Nova Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *