DESTAQUESAÚDE

Patrícia Lopes reestrutura rede de saúde para ampliar e melhorar atendimento à população da zona rural

Como fez na educação, prefeita de Presidente Figueiredo executa pacote de obras no setor de saúde que inclui, reformas de UBSs, compra de equipamentos e implantação do Sisreg Municipal

A prefeita Patrícia Lopes reinaugurou, nesta quinta-feira (18/05), o Posto de Saúde Castanhal, a terceira unidade reformada e ampliada, dentro do pacote de obras, lançado no ano passado pela prefeitura, que prevê a revitalização de toda estrutura de atendimento em saúde do município, a exemplo do que aconteceu na área da educação.

“Estamos entregando hoje, mais uma unidade de saúde, que foi recuperada, ampliada e, devidamente equipada, para prestar um serviço público de qualidade à população e dar condições dignas de trabalho aos profissionais. Encontramos essa obra já iniciada, mas, paralisada e com entraves burocráticos e orçamentários a serem resolvidos. Então, fomos em busca das soluções e conseguimos realizar mais este sonho”, afirmou a prefeita Patrícia Lopes.

Com reinauguração do posto de saúde, cerca de 400 famílias das comunidades Castanhal, que dá nome à unidade, Nova União e Renascer, localizadas ao longo dos ramais Micade 1 e 2, passam a contar com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, serviços de curativo, vacinação, entre outros, mais  próximo de casa,  ofertados em local apropriado e com o suporte de uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde.

Uma realidade que parecia distante para a maioria dessas famílias, até que a prefeita Patrícia Lopes retomasse as obras do antigo posto, quando então puderam voltar a sonhar em ter uma unidade de saúde mais perto de casa.

“A dificuldade de saúde no ramal era muito grande. Quando alguém precisava de atendimento, tinha que ir até o Jardim Floresta (UBS Graça Brasileiro) ou pra Figueiredo (sede do município). E consulta médica, há mais de quatro anos, desde que desativaram o posto, era na escola e, quando tinha consulta, alguns alunos ficavam sem aula. Era complicado conciliar.  A prefeita disse que iria resolver e resolveu. Hoje é dia de muita felicidade pra todos nós”, afirma José de Paula, presidente da comunidade Castanhal.

Além de retomar a obra paralisada, a prefeita Patrícia Lopes ampliou o projeto da unidade, que passou de mais de 20 metros quadrados de área construída para 179,18, espaço suficiente para abrigar consultórios médico, odontológico, de enfermagem, salas de vacinação e de curativo, e mais área de recepção. Todos com equipamentos e mobiliários novos.

“Há 22 anos faço saúde e, pela primeira vez vejo a oferta dos serviços de saúde sendo feita de forma igualitária. O que é disponibilizado na sede, tem aqui na zona rural”, destaca o enfermeiro Alonso Araújo, coordenador da unidade.

Com as alterações feitas no projeto, a unidade agora passa a atender as famílias das outras comunidades do ramal Micade 1 e também do ramal Micade 2.

“Há muito tempo a gente precisava ter um serviço de saúde mais perto de casa. Foi preciso ter uma mulher na prefeitura para entender que esse posto aqui (Castanhal) poderia melhorar e atender todo mundo do ramal (Micade 1)”, afirma Luzirene Souza, presidente da comunidade Nova União. E Benedita Nazaré, dona Preta, como é conhecida por todos, garante que o novo posto de saúde “É um sonho que parecia impossível de ser realizado”.

O presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, Marcos Nascimento, participou da solenidade acompanhado da maioria dos parlamentares da Casa. Estiveram presentes os vereadores Assis Arruda, César Amaral, Haroldo Bittar, Raimundinho Vidraceiro, Ronaldo Macarrão, Thales Pacheco e Virgílio Mendonça.

Sorriso Legal

Durante a inauguração do novo Posto de Saúde Castanhal, a prefeita Patrícia Lopes fez a entrega de 30 próteses dentarias a 20 comunitários, atendidos pelo programa Sorriso Legal que, a partir de agora passa a oferecer atendimento na unidade.

O programa, implantado no ano passado pela prefeita Patrícia Lopes, disponibiliza, gratuitamente, próteses para pessoas que perderam a dentição própria.

O agricultor Francisco Gomes, de 66 anos, foi um dos beneficiados.  Desde que recebeu a nova dentadura, ele garante que, perdeu a vergonha de sorrir.

“Comecei a perder meus dentes aos 14 anos, porque era muito pobre e não tinha onde cuidar. Então o dente doía, a gente arrancava, e logo que pude, coloquei a prótese, mas, há pelo menos 10 anos precisava trocar, agora consegui. Vou voltar a comer algumas coisas que não conseguia mais e, o mais importante, perdi a vergonha de sorrir”, disse.

Multivacinação e Consultas

Para marcar a reinauguração do Posto Castanhal, a prefeitura realizou uma ação de multivacinação para toda a população presente, com a oferta de todos os imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI), incluindo Influenza e covid-19.

A população também pode agendar consultas e exames por intermédio do Sistema de Regulação Municipal (Sisreg).

Pacote obras

A exemplo do que fez na educação, a prefeita Patrícia Lopes, preparou um pacote de obras para o setor de saúde que inclui, além da reforma, ampliação e revitalização de UBSs e postos de saúde, aquisição de novos equipamentos, melhoria na prestação dos serviços, com a implantação do Sisreg Municipal, que já está funcionando na sede do município e na maioria das UBSs da zona rural e outras ferramentas.

Além do posto de saúde Castanhal, reinaugurado nesta quinta-feira, já foram reformadas e ampliadas as UBSs Rumo Certo, no km 169 da BR 174 e Maria Imelde de Souza Araújo, na comunidade São Miguel, rodovia AM-240 (Estrada de Balbina).

Estão em execução a reforma e ampliação da UBS Graça Brasileiro, que deve ser reinaugurada ainda neste mês de maio, UBS Canoas, no km 139 da BR-174 e do Posto de Saúde da comunidade Marcos Freire, no KM 13 da rodovia AM 240 (Estrada de Balbina).

Também já está em curso o processo licitatório para construção do novo Hospital Geral Eraldo Neves Falcão.

Fotos: Paula Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *