NOTÍCIAS COORPORATIVASSAÚDE

Especialistas alertam a população para importância da prevenção e diagnostico do glaucoma

Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, estima-se que, só no Brasil, cerca de 1 milhão de pessoas tenham a doença que é tema da campanha Maio Verde

Um dos maiores vilões da visão, o glaucoma é a doença que mais causa cegueira irreversível em todo o mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, estima-se que, só no Brasil, cerca de 1 milhão de pessoas tenham a doença. Assim, no intuito de conscientizar e alertar as pessoas sobre a prevenção e o combate ao glaucoma, surgiu o Maio Verde.

A campanha Maio Verde é uma ação que envolve profissionais e organizações de saúde para combater e prevenir o glaucoma, além da realização de ações de conscientização para os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.

De acordo com o médico oftalmologista, Cavalcanti Júnior, especialista em Glaucoma da Vision Clínica de Olhos, e que atua ao lado da prevenção e combate, a doença é silenciosa e atinge as pessoas com sintomas que nem sempre são percebidos.

“O glaucoma é uma doença interna no olho numa estrutura chamada nervo óptico, só que na maioria das vezes ela não dá nenhum sintoma, por isso que ela é chamada de ‘o ladrão da visão’. Então é uma doença cujo principal fator de risco é a pressão ocular elevada. Por isso que o oftalmologista tem o dever de, no mínimo, para pessoas maiores de 40 anos, que tiver um histórico familiar, medir a pressão do olho e fazer a avaliação do fundo de olho”, informou o médico, que é um dos sócios-proprietários da Vision Clínica.

Tratamento e técnicas

Na Vision, Cavalcanti Júnior trabalha com as técnicas mais modernas para o combate do glaucoma, realizando o tratamento com a última tecnologia lançada para o controle dessa doença. Uma delas, a Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT), é um dos principais tratamentos para essa condição ocular, além de mais eficaz, existe também a reprodutibilidade, ou seja, o procedimento pode ser repetido mais de uma vez.  

“Trata-se de uma das técnicas mais modernas, não invasivas e eficazes para o tratamento da doença que pode levar à perda irreversível da visão, além disso, esse procedimento tem como objetivo reduzir a pressão dentro do olho a um nível seguro. Desse modo, é possível prevenir – ou pelo menos reduzir – o dano ao nervo”, explicou o oftalmologista.

Dentre suas vantagens, o procedimento a laser para tratar o glaucoma é indolor e tem um risco muito baixo de complicações graves, além de não ter necessidade de hospitalização ou qualquer alteração nas atividades diárias, e o olho é anestesiado com o mesmo colírio usado para medir a pressão ocular.

“Esse é um método inovador. Nós utilizamos um laser a nível ambulatorial com o objetivo de, apenas com um colírio anestésico, ampliar a via de drenagem ocular. Aumentando a drenagem, a pressão ocular cai. Lembra que o principal fator de risco do glaucoma é a pressão dos olhos. Nós fazemos utilizando o laser, o paciente vai embora para casa e volta no dia seguinte para ver se tem alguma intercorrência”, completou o médico oftalmologista.

Atualmente, há mais de 500 pacientes realizando o tratamento Trabeculoplastia Seletiva a Laser com Cavalcanti Júnior.

Glaucoma e Diabetes

Além da idade (mais comum após os 40 anos, principalmente entre os 60 e 70 anos), hereditariedade, hipertensão ocular, miopia elevada e uso crônico de alguns remédios, a diabetes está entre os principais fatores de riscos do glaucoma. 

De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Diabetes, pessoas com diabetes tipo 2 possuem 40% mais chances de ter glaucoma. Isto porque, a alta quantidade de glicose na corrente sanguínea resulta no inchaço da lente do olho e no aumento da pressão do olho, que comprime os vasos sanguíneos que levam o sangue ao nervo óptico e retina.

Num estágio avançado da doença, é possível perceber alterações na forma de enxergar, denominada Retinopatia Diabética (RD). A Retinopatia Diabética é uma das principais causas de cegueira nos adultos, devida às alterações estruturais que ocorrem nos vasos sanguíneos da retina.

A Retinóloga Oftalmologista, Ledayana Cavalcanti, que é especialista em Retina e Vítreo e atua na avaliação e combate à Retinopatia Diabética, juntamente com Cavalcanti Júnior, realiza também a cirurgia de retinopatia diabética em 3D.

“O diabetes é uma doença que atinge os órgãos mais sensíveis do corpo humano: olho, coração, rins e cérebro. Como o olho é irrigado por vasos extremamente pequenos, então é onde começa todo o problema. Quando o paciente já tá com o pé diabético, já está sem cicatrizar, teve um problema sério que teve que amputá-lo, é porque o olho já foi muito atingido”, explicou Ledayana.

Combate e prevenção

A melhor prevenção da perda da visão ocasionada pelo glaucoma é realizar consultas regulares com o seu oftalmologista para a detecção precoce, evitando a progressão da patologia e de complicações mais graves.

Caso suspeite de que você ou algum familiar tenha glaucoma, procure sempre um médico de confiança. Se faz muito tempo que você não se consulta com um especialista em oftalmologia, vale uma visita para um check-up no ‘Maio Verde’.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *