DESTAQUEMEIO AMBIENTEREGIÃO AMAZÔNICA

No Dia da Amazônia, Lula vai assinar demarcação de terras indígenas e áreas de proteção

Cerimônia está prevista para a tarde desta terça no Planalto com ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (5/09) que vai anunciar novas demarcações de terras e novas áreas de proteção ambiental.

Sem detalhar a lista, Lula disse que as medidas serão assinadas em cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça com as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

“Hoje é o Dia da Amazônia, dia 5 de setembro é o Dia da Amazônia. Vai ter uma atividade no Palácio do Planalto com a ministra Marina, com a ministra Guajajara, nós vamos demarcar algumas terras indígenas, algumas áreas de proteção ambiental. Vai ter coisa importante para a gente avisar hoje”, declarou.

Novas demarcações

Em abril, Lula assinou a homologação da demarcação de seis terras indígenas:

Arara do Rio Amônia (AC), do povo Arara

Kariri-Xocó (AL), do povo Kariri-Xocó

Rio dos Índios (RS), do povo Kaingang

Tremembé da Barra do Mundaú (CE), do povo Tremembé

Avá-Canoeiro (GO), do povo Avá-Canoeiro

Uneiuxi (AM), do povo Maku Nadëb

Foram as primeiras homologações de terras indígenas do terceiro mandato de Lula e, segundo o governo, encerraram um período de cinco anos sem demarcações.

A homologação, feita por decreto assinado pelo presidente da República, é o último ato antes do registro formal da terra indígena.

Fotos: Divulgação/Agencia Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *