DESTAQUESEGURANÇA

Wilson Lima anuncia reforço nas ações de segurança para reduzir crimes na capital amazonense

Operação Impacto terá ações itinerantes por todas as zonas de Manaus, envolvendo todos os órgãos do sistema de segurança do Estado

O governo do Amazonas deu início nesta quinta-feira (04/01), a Operação Impacto para redução dos índices de criminalidade em Manaus. A ação, que integra todos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Governo do Amazonas, será itinerante e vai abranger todas as zonas da capital amazonense.

A operação, faz parte de um pacote de investimentos anunciados pelo governador Wilson Lima para reforçar a atuação das forças de segurança no estado, incluindo a nova Base Arpão 2, 15 viaturas e mais de 200 equipamentos de proteção individual e itens ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), somando mais de R$ 12,7 milhões em aportes do governo estadual. Ele também anunciou, na quarta-feira (03//01), a implantação de outras duas bases fluviais de segurança pública.

Segundo Wilson Lima, com uma metodologia diferenciada, a Operação Impacto vai atuar em bairros e zonas da capital previamente mapeados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), envolvendo efetivos de todos os órgãos do Sistema de Segurança.

“A gente vai fechar aquelas áreas onde há maior incidência de crime para começar a retirar carro roubado, carro clonado, carro envolvido com crime, (cumprir) mandado de prisão que está em aberto”, destacou o governador, enfatizando que a meta do governo, é tornar um território de paz as áreas em que há uma maior incidência de crime na cidade de Manaus.

Também será ampliado o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o “Paredão”, composto por mais de 500 câmeras. Lançado em agosto de 2021, o sistema integra o programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela SSP-AM, que usa tecnologia para auxilia diariamente os policiais no combate à criminalidade, prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios, que envolvam veículos.

Operação Impacto

De acordo com o governo estadual, a Operação Impacto tem como base estudos realizados semanalmente pela SSP-AM, por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), responsável pela consolidação de dados de indicadores criminais de todo o estado. Embora itinerantes, as ações objetivam contemplar todas as zonas e bairros da capital amazonense.

A operação Impacto contará com um efetivo que envolve a Polícia Militar (PMAM); Polícia Civil (PC-AM); Corpo de Bombeiros (CBMAM); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM); dentre outros.

Redução de crimes

Um balanço divulgado em dezembro pela SSP-AM, referente ao período de janeiro a outubro de 2023, apontou redução em indicadores de criminalidade comparado ao mesmo período de 2022 a exemplo de homicídios (12%), latrocínios (30%) e roubos em transporte coletivo (28%), veículos (17%), residências (33%) e estabelecimentos comerciais (15%), fruto de ações das forças de segurança estadual.

Com informações da Secom e fotos de Alex Pazuello e Artur Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *