DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Pesquisa constata que eventos hidrológicos afetam rotina de vida dos peixes amazônicos

Análises apontaram que a mudança no nível da água afeta o deslocamento entre ambientes, migrações do rio abaixo ou rio acima, acesso a alimentos e indicação de quando reproduzir

Uma pesquisa realizada no Amazonas constatou a redução da diversidade de peixes e aumento das espécies dominantes, em relação ao número total de indivíduos, devido ao efeito de eventos extremos como a seca e a cheia dos rios amazônicos.  O estudo recebe o apoio do governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Universal Amazonas.

A pesquisa intitulada “Composição de espécies e respostas biológicas ao longo do tempo: monitorando a fauna de peixes no Lago Catalão para entender o impacto de eventos hidrológicos drásticos” afirma que os eventos hidrológicos afetam toda a rotina de vida dos peixes amazônicos, uma vez que a mudança no nível da água afeta o deslocamento entre ambientes, migrações do rio abaixo ou rio acima, acesso a alimentos e indicação de quando reproduzir.

A coordenadora da pesquisa, doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, Cristhiana Paula Röpke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), explica que as análises começaram com as coletas mensais de peixes utilizando malhadeiras, previamente instaladas na borda da floresta inundada ou na área do lago por 24 horas. Logo após esse processo, todos os peixes foram armazenados em gelo e levados para o laboratório onde ocorre a posterior identificação e análise das espécies.

Nessa etapa, são analisadas algumas características, como peso, comprimento, se é macho ou fêmea, idade (adulto ou jovem) e tipo de reprodução. A pesquisadora afirma que todas as informações passaram a integrar um banco de dados, atualmente com 20 anos de informações, permitindo uma análise mais detalhada, a fim de compreender como as mudanças no ambiente afetaram a fauna dos peixes.

“Especificamente sobre o efeito dos eventos extremos, nós encontramos que um número menor de fêmeas reproduz durante eventos de seca severa, a quantidade de ovos produzidos pelas fêmeas de algumas espécies também é menor do que o esperado para o tamanho delas durante esses eventos”, afirmou a coordenadora da pesquisa.

O período de seca afeta não somente a rotina de migração, alimentação, reprodução e crescimento, mas também aumentam as chances de que muitos peixes morram. A temperatura da água aumenta muito e com isso há uma forte perda na quantidade de oxigênio e aumento na concentração de compostos que podem ser tóxicos.

“Sob condições de estresse impostas pela seca, assim como em seres humanos, os peixes produzem uma alta quantidade de hormônios de estresse, que atuam diretamente no uso das reservas de energia (gordura que estava acumulada na barriga e na carne dos peixes) para sobrevivência, faltando energia para reproduzir”, complementou Cristhiana Paula Röpke.

A reprodução para essas espécies é muito sincronizada a um momento e a percepção de sinais ambientais, que indicam a hora de reproduzir, o que pode ser ‘bagunçado’ por uma enchente muito tardia. Assim, menos filhotes são produzidos, afetando diretamente os estoques de peixes para as pescarias por dois ou três anos. 

Os dados são necessários para dimensionar adequadamente o impacto de mudanças climáticas sobre a fauna de peixes da Amazônia. Muitas das informações geradas têm o potencial de melhorar políticas públicas relacionadas à gestão da pesca e conservação. 

Apoio da Fapeam

“O apoio da Fapeam foi essencial, pois permitiu a complementação em dois anos de dados ao nosso monitoramento. Além das coletas, a Fundação permitiu a permanência de recursos humanos para realização das coletas e obtenção de dados em laboratório, por meio de uma bolsa de apoio técnico e dois bolsistas de mestrado”, destacou o pesquisador.

Segundo Ropke, atualmente, uma das maiores limitações para a pesquisa na Amazônia é a permanência de recursos humanos nas atividades de pesquisa.

Universal Amazonas 

O programa visa financiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas do conhecimento, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Amazonas em instituição de pesquisa ou ensino superior ou centro de pesquisa, públicos ou privados, sem fins lucrativos, com sede ou unidade permanente no Estado.

Fotos: Acervo da coordenadora da pesquisa, Cristhiana Paula Röpke

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *